Covid-19 , Quarentena e Compras conscientes!

 

O isolamento social racional é certamente uma das melhores medidas para evitarmos a propagação do vírus, no entanto, precisamos ter um pouco de cuidado com nossas ações e consciência de coletividade!!!

Fazer quarentena, para evitar contatos sociais desnecessários e aglomeração não significa que precisamos ir ao super-mercados e farmácias e comprar todo álcool, todo papel higiênico que tiver. Não!!! Façamos nossas compras de forma normal, pensando que o outro também precisa e que talvez precise ainda mais que nós!!!!! Façamos nossas compras sem desespero, pensando que as redes de farmácia e supermercado precisam manter um fluxo de compra para conseguir manter o estoque disponível para todos. Façamos nossas compras lembrando que o intuito é evitar aglomerações, então, do que adianta as filas quilométricas nos supermercados?

Faça compra consciente, lembrando que: não é apenas o álcool 70% que ajuda a eliminar o vírus, mas água e sabão tem o mesmo efeito. Então, se você estiver em casa, priorize a higienização com água e sabão e deixe o álcool para quem, por exemplo, precisa sair de casa e não terão como lavar as mãos, deixe para mães que tem crianças e que nem sempre a lavagem de mãos é possível, deixe para idosos, deixe para os profissionais da saúde, deixe para o comércio que precisa manter suas portas abertas, deixe para indústria que precisa funcionar!!!

Faça suas compras consciente, lembrando que um adulto cuidadoso e bem informado, pode sair de casa e fazer suas compras, pois o vírus não está assim, facilmente presente no ar, basta tomar os cuidados necessários. Você pode ir ao supermercado e farmácia para fazer suas compras da semana, desde que não esteja abarrotado de gente (pois aí sim, é um risco, você está em um ambiente de aglomeração). Compre o que precisar, tomando cuidado para não levar mãos no rosto e para manter o distanciamento necessário de outras pessoas. Chegue em casa com suas compras e antes de qualquer coisa, lave bem suas mãos e antebraços com água e sabão abundante. Lave de forma correta! Há vários vídeos ensinando como lavar as mãos corretamente. E depois, limpe suas compras, sabemos que o vírus pode sobreviver na superfície de materiais e ainda não é possível estimar o tempo correto, mas, a OMS estima que seja de horas a dias, dependendo da superfície, então, mais importante do que estocar, é limpar as compras quando chegar em casa! Limpe as embalagens com água e sabão ou faça uso do álcool para isso, água sanitária também resolve!!!

Keli Lima – BRQuality