Nos Estados Unidos, um surto de Salmonella em carne moída,  provoca recall de mais de 3 milhões de quilos de carne.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ligado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos,  anunciou  uma investigação de um surto de Salmonella Newport, ligado a produtos de carne moída. 

As últimas informações registram 246 casos em 25 estados.  
Das 168 pessoas com informação disponível, 59 (35%) foram hospitalizadas; no entanto, nenhuma morte foi relatada neste momento.

As doenças podem ainda não terem sido relatadas devido ao tempo que demora entre o momento em que uma pessoa fica doente e quando a doença é relatada. Isso leva em média de 2 a 4 semanas.

Como parte da investigação epidemiológica, departamentos estaduais e locais de saúde entrevistaram indivíduos sobre consumo e exposição a produtos nas semanas anteriores à doença. Dos  indivíduos entrevistados, (93%) relataram comer carne moída em casa. 

De acordo com um relatório anterior do CDC, vários dos indivíduos doentes relataram ter ingerido carne moída no mesmo evento ou adquirido a carne da mesma cadeia de supermercados.  

Através do rastreio do produto,  autoridades de saúde foram capazes de identificar que a carne moída era a fonte provável do surto.

Identificado,  o fornecedor determinou o recall de 6,9 milhões de quilos de produtos que  foram embalados e distribuídos entre 26 de julho de 2018 e 7 de setembro de 2018 e foram transportados por todo o país sob uma variedade de marcas.  

Autoridades de saúde informam que os produtos retirados não devem ser servidos ou vendidos por restaurantes e varejistas, e os consumidores devem devolver os produtos ou jogá-los fora. 

Este o maior recall de carne bovina relacionado a Salmonela desde 2014. 

O consumo de alimentos contaminados com  Salmonella  pode causar diarreia, cólicas abdominais e febre dentro de 12 a 72 horas. A doença geralmente persiste por 4 a 7 dias e a maioria dos indivíduos se recupera sem tratamento. No entanto, em alguns casos, a hospitalização pode ser necessária devido a sintomas graves. Crianças jovens, adultos mais velhos e indivíduos com sistema imunológico enfraquecido são mais vulneráveis ​​a complicações.

Fonte: https://www.contagionlive.com/news/salmonella-newport-outbreak-linked-to-ground-beef-springs-up-in-22-states
https://kswfoodmicro.com/2018/11/16/usa-jbs-salmonella-outbreak-grows-to-246-in-25-states-with-6-9-million-pounds-of-meat-recalled/amp/