Consultorias
As consultorias personalizadas BRQuality reúnem o mais alto nível de técnica e atualização em prol da sua empresa!
Acompanhando as tendências de mercado e respeitando o processo de evolução e crescimento de cada cliente, nossa equipe desenvolve e acompanha as soluções ideais para potencializar os seus resultados.
Gestão da Segurança dos Alimentos
Garantir a Segurança dos Alimentos é uma obrigação, um requisito básico e sinônimo de respeito das indústrias processadoras de alimentos para com o consumidor, por isso, não deve ser tratado como diferencial. Muitas empresas já compactuam deste pensamento e entendem que o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos deve caminhar junto ao Sistema de Gestão da Qualidade, sendo primordial para a manutenção e o crescimento sólido de uma organização. Indústrias alimentícias do mundo inteiro vêm buscando comprovar a segurança de seus produtos, desde a produção até a mesa do consumidor e nesta busca de aprimorar os seus sistemas de gestão de segurança dos alimentos e principalmente demonstra-los aos consumidores, cresce a procura por certificações internacionais voluntárias, estas certificações são variadas e algumas muito específicas ao tipo de negócio, enquanto outras são mais abrangentes.
A BRQuality possui uma equipe altamente qualificada para oferecer consultoria e assessoria nas diferentes normas para certificação:
- Norma ABNT NBR ISO 22000:2005
- Norma FSSC 22000
- Norma IFS Food – International Features Standards
- Norma BRC – Padrão Global de Segurança dos Alimentos
- Norma SQF – Safety Food Quality
- BPF – Boas Práticas de Fabricação
- Programas de Autocontrole
- APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
Gestão da Qualidade
A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma NBR ISO 9001:2008 traz entre muitos, importantes benefícios às organizações: redução de custos, conquista de novos mercados, melhoria contínua, motivação dos colaboradores e melhoria no clima organizacional, confiança de clientes, etc.
O sistema de Gestão da Qualidade estabelece que as organizações executem suas atividades sob condições controladas, através do PDCA: (P) Planejamento (D) Execução (V) Verificação (A) Ação. A metodologia fundamenta-se nos conceitos de planejamento e organização, contribuindo para que os recursos disponíveis sejam utilizados por todos, de maneira lógica e econômica.
Nossa proposta de trabalho consiste em:
- Realização de auditoria de diagnóstico
- Treinamento para colaboradores
- Orientação/auxílio na elaboração de documentos do Sistema da Qualidade
- Assessoria para adequação dos processos aos requisitos da norma
- Acompanhamento de Auditoria Interna
- Orientação para solução de não conformidades em auditoria
- Realização de pré auditoria
- Acompanhamento de auditoria externa.
- Assessoria pós auditoria externa.
Cultura Segurança dos Alimentos
As regras estabelecem fatos, enquanto a cultura vive por meio da experiência humana.
A Cultura é definida pela antropologia e pela sociologia como um conjunto de hábitos, atitudes, valores, crenças, normas e conhecimentos de um determinado grupo. Por isso, podemos afirmar que cada sociedade – seja ela uma comunidade ou uma empresa – dispõe de sua própria Cultura.
Incorporar ou introduzir coisas novas em uma Cultura não é tarefa fácil, porém, tampouco é impossível, principalmente, quando esta inserção agrega a uma cadeia tão importante para o presente e o futuro do mundo como é a indústria de alimentos. A segurança dos alimentos deve fazer parte da rotina e da estratégia das organizações devido à responsabilidade da empresa com o seu consumidor quanto à preservação da saúde dos mesmos.
Um estudo conduzido pela Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (Global Food Safety Initiative – GFSI),chegou a conclusão de que toda empresa que é parte da atual indústria de alimentos global, do pequeno vendedor de beira de estrada até a maior corporação multinacional, segue algum grau de prática de manipulação segura de alimentos. Ou seja, a cultura de segurança dos alimentos existe em qualquer estabelecimento, a questão é que não sabemos o quanto ela é apropriada para produção de alimentos seguros. Em geral, estas práticas mantiveram e continuam mantendo segura a maior parte do suprimento mundial de alimentos para consumo humano.
Segundo o GFSI, acredita que, para ser bem-sucedida e sustentável, a segurança de alimentos deve ir além das regulamentações formais e viver dentro da cultura das empresas. Em contraste com as regras legais, a cultura tira seu poder do tácito e intuitivo, da simples observação.
Garantir a produção de alimentos seguros, depende de pessoas que estão envolvidas em toda cadeia e neste sentido, olhar para segurança dos alimentos como algo cultural, é fundamental.
- Avaliação da maturidade da Cultura de Segurança dos Alimentos na empresa
- Consultoria especializada para condução de uma Cultura positiva
Cultura Segurança dos Alimentos
Gestão da Qualidade em Laboratórios
Laboratórios com Gestão da Qualidade são capazes de oferecer serviços confiáveis e padronizados, porque dispõem de equipamentos adequados, corpo técnico capacitado e trabalham com procedimentos muito bem estabelecidos.
Além da garantia da qualidade dos ensaios realizados, outros benefícios são destacados: aumento da segurança, diminuição dos custos operacionais, conquista de novos mercados, reconhecimento e confiança do cliente.
Atuamos e desenvolvemos trabalhos de implantação do sistema para Acreditação de laboratórios de acordo com os requisitos da norma ISO/IEC 17025:2017 e também dos requisitos regulamentares do INMETRO para laboratórios de ensaio e calibração.
A BRQuality oferece seu moderno e muito bem equipado laboratório de análise de alimentos e águas que integra o conceito de Qualidade já evidenciado pelo Grupo BRQuality. Pela experiência em trabalhos de consultoria, identificou-se a necessidade de oferecer ao mercado de alimentos um serviço confiável e de qualidade relacionado às análises dos produtos.
Gestão Integrada (Qualidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social)
A Gestão integrada pode estar atrelada a diferentes processos e sistemas em uma organização, atualmente as normas ISO estão preparadas de forma a se comunicarem e facilitar a possibilidade de trabalhar um Sistema Integrado, aqui, sugerimos trabalhar de forma integrada os assuntos relacionados a Meio Ambiente, Saúde e Segurança dos trabalhadores e Qualidade, isso tudo atrelado ao conceito atual de ESG, diretamente relacionado com o Pacto Global.
ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, incentivando a integração dos fatores sociais, ambientais e de governança para o mercado de capitais e a cada ano esse tema ganha maior representatividade.
Trabalhar as questões Sociais, Ambientais e de Saúde e Segurança é uma questão legal, mas, as empresas podem ir além e conhecendo adequadamente o contexto onde estão inseridas, bem como as expectativas das partes interessadas envolvidas em seu processo podem determinar formas de preservar e melhorar a saúde das pessoas, o meio ambiente e a sociedade.
Cada um destes pilares pode ser trabalhado separadamente, mas, o conjunto e a integração, tornam a organização muito mais competitiva, alinhada às expectativas do mercado e principalmente responsável por suas ações e impactos.
Governança Corporativa
Buscar uma maior transparência, conformidade e profissionalismo nas organizações tem se mostrado cada vez mais relevante, não mais como um estilo de gestão, mas como ferramenta para o fortalecimento da confiança nas relações da empresa com seus clientes, com as autoridades, com a sociedade, com seus empregados e acionistas, garantindo à companhia o alcance de seus objetivos financeiros.
A BR Quality possui uma equipe altamente qualificada para atender às demandas dos clientes nos seguintes assuntos:
- Governança corporativa na empresa familiar
- Profissionalização de empresas familiares
- Elaboração de Código de Ética/ Conduta
- Formalização do relacionamento com partes relacionadas
- Implantação de Conselho Familiar, Consultivo ou de Administração
- Implantação de Comitês
- Auditorias independentes e Compliance
- Crescimento sustentável
Gestão Empresarial e Liderança
Conduzir uma empresa, gerenciando processos e liderando pessoas não é uma tarefa simples, por isso, exige preparo, competência e energia a quem se propõe a fazer. Para garantir êxito nesta nada fácil missão, é fundamental o domínio de sólidas ferramentas e boas práticas em gestão e liderança para que a organização não se perca na execução dos planos.
Os temas abaixo são de profundo conhecimento e domínio de nossa equipe de consultores, que pode auxiliar em iniciativas que contemplem:
- Excelência na gestão de negócios
- Gestão da satisfação dos empregados
- Gestão do engajamento dos empregados
- Liderança de equipes vencedoras
- Elaboração de orçamento anual
- Planejamento estratégico (curto, médio e longo prazos)
- Implantação da gestão por indicadores de desempenho
- Implantação de planos de sucessão
- Implantação de planos de desenvolvimento dos empregados (individual ou coletivo).
Gestão Empresarial e Liderança
Excelência em Vendas
Respeitando a máxima de que em uma empresa nenhum setor é mais importante que o outro, dada a relação de interdependência naturalmente existente em qualquer operação, é notório que a área de vendas é a força motriz de qualquer organização, afinal, sem clientes a companhia perde seu propósito e não sobrevive.
Neste contexto, garantir que a força de vendas não apenas dispõe das competências necessárias para o exercício de suas atribuições, mas também aplicam as ferramentas mais modernas para melhor utilização dos recursos disponíveis na conversão de oportunidades comerciais em receita para a empresa parece a estratégia mais sensata para garantir o retorno sobre o investimento esperado pelo acionista.
A BR Quality possui uma equipe altamente qualificada para atender às demandas dos clientes nos seguintes temas:
- Gestão de vendas estratégicas
- Gestão do pipeline de vendas
- Gestão de contas-chave (key accounts)
- Gestão da carteira de clientes B2C
- Gestão da carteira de clientes B2B
- Implantação do processo de S&OP (Sales and Operation Planning)
- Implantação do processo de IBP (Integrated Business Planning)
- Estruturação da cadeia de fornecimento (direto ou indireto)
- Habilidades essenciais para profissionais de vendas
Gestão da Carteira de Clientes
- Excelência no atendimento de clientes
- Estruturação do serviço de atendimento ao cliente
- Gestão da satisfação dos clientes
- Gestão do engajamento dos clientes