Todos os anos, na segunda quinta feira do mês de novembro, comemora-se o dia mundial da qualidade e para comemorar, neste dia 08 de novembro, vamos homenagear os profissionais da qualidade!
Profissionais de qualidade ajudam as organizações a sobreviverem. Isso mesmo!
Não estamos falando somente do gestor mas de todos nós!
Todos em uma organização são responsáveis pela qualidade – do CEO ao estagiário. Mas nem todo mundo pode ser um especialista em qualidade. É importante ter pessoas que possam fornecer o conhecimento, as ferramentas e a orientação para ajudar todos os demais a desempenhar sua parte na busca pela excelência.
Essas pessoas são chamadas de profissionais de qualidade. O trabalho deles é garantir que as organizações sejam eficientes e eficazes.
Profissionais de qualidade vêm em muitos disfarces. Alguns são generalistas, alguns são especialistas. Muitos terão títulos como gerente de qualidade, engenheiro de qualidade, diretor de qualidade ou gerente de garantia, enquanto outros lidam com qualidade como parte de um mandato mais amplo. Alguns se dedicam à entrega de produtos e serviços, enquanto alguns fazem parte da liderança de uma organização. Alguns são empregados internamente, enquanto outros trabalham fora das organizações.
O que une os profissionais de qualidade é sua dedicação em proteger e fortalecer suas organizações, garantindo que as necessidades das partes interessadas sejam atendidas e principalmente que suas expectativas sejam superadas.
Para colocar a qualidade no centro de suas organizações, os profissionais de qualidade se concentram em áreas ou competências específicas:
- Administração eficaz: começa com a alta gerência expressando um compromisso com a qualidade, garantindo que os objetivos da administração sejam claros, que reflitam os requisitos das partes interessadas e que as pessoas, políticas e processos certos estejam em vigor para transformá-los em ação.
- Garantia propriamente dita: garante que as políticas e prioridades que foram decididas estejam sendo cumpridas e realizadas adequadamente e que tudo o que está sendo produzido ( seja um produto, serviço ou projeto) está atendendo às necessidades das partes interessadas.
Um profissional de sucesso cuida da sua reputação vigiando, evitando riscos e prevenindo erros. Está sempre atento ao desperdício, eliminando custos contribuindo assim para a melhoria contínua da organização.
Profissionais de qualidade são reconhecidos como:
- agentes de mudança: transformando, melhorando processos, comportamento e cultura;
- guardiões: protegem a organização identificando padrões apropriados para o desempenho do negócio e assegurando que eles sejam cumpridos;
- colaboradores: trabalham em time fazendo a interface de líderes e alta administração;
- líderes: criam, gerenciam, orientam e ensinam, repassando conhecimento, experiência, etc;
- progressistas: capazes de lidar com as realidades de gerenciar organizações em ambientes dinâmicos.
Finalmente, por estas e outras “qualidades” a BRQuality rende homenagens neste dia mundialmente dedicado à qualidade, a todos os profissionais que literalmente lutam no dia a dia impulsionando as organizações na busca por melhoria, progresso e “sobrevivência”.