Novo laboratório de segurança dos alimentos
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) inaugurou um novo Laboratório de Segurança dos Alimentos. Além disso, em conjunto a esse anúncio a Secretária de Agricultura lançou um plano para prevenir doenças transmitidas por alimentos. De acordo com ela, o intuito do programa é auxiliar o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do USDA. Desse modo, o plano inclui novas políticas mais rigorosas e consiste em cinco partes:
-
Aprimorar o controle e a fiscalização dos testes e inspeções microbiológicas
O novo laboratório irá aprimorar os testes de Listeria e será fundamental para analisar amostras de avaliação de patógenos transmitidos por alimentos e resíduos químicos. Ademais, servirá como apoio para os laboratórios do FSIS.
-
Capacitação de inspetores do FSIS
O FSIS implementou a aplicação de questionários semanais para inspetores para coletar dados. Além disso, segue aprimorando treinamentos para esse público focando na detecção precoce de riscos e na aplicação das regras relacionadas à Listeria.
-
Redução de doenças causadas por Salmonella
A Secretária estabeleceu que o FSIS deve encontrar uma abordagem mais eficaz contra Salmonella em produtos avícolas. O governo revisou a abordagem anterior e agora busca soluções mais viáveis e colaborativas com a indústria avícola, evitando regulamentações excessivas.
-
Parcerias estaduais fortalecidas
Houve aumento no financiamento para inspeções estaduais e assinatura de acordos atualizados com os 29 estados que operam programas de inspeção de carnes e aves, com foco em treinamento e fiscalização coordenada.
-
Ações para garantir conformidade
O FSIS intensificou sua atuação fiscal, com mais suspensões e fiscalizações em estabelecimentos reincidentes, além de visitas presenciais de acompanhamento para resolver falhas sistêmicas.
Desse modo, a inauguração do novo laboratório de segurança dos alimentos será fundamental para melhorar a saúde pública e garantir um fornecimento de alimentos seguros.
Para acessar a notícia completa clique aqui.
Fonte da imagem: Freepik.