21 Casos de infecção por consumo de leite cru
21 Casos de infecção por consumo de leite cru. De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida já foram registrados 21 casos de infecções por Campylobacter e E. coli associados ao consumo de leite cru. Ainda segundo o Departamento, seis desses casos são crianças com menos de 10 anos de idade.
Diante desse cenário, uma fazenda específica, no nordeste do país, causou preocupações com relação a práticas de saneamento.
Quais os riscos?
As infecções por E. coli e Campylobacter podem causar diarreia, vômitos e cólicas, podendo evoluir para insuficiência renal, especialmente em crianças. Com isso, na Flórida, o leite cru é vendido legalmente apenas para alimentação animal. Por isso, deve constar nos rótulos claramente o uso não humano, o que reduz a fiscalização sobre sua segurança para consumo humano.
Alertas Federais
O caso na Flórida ocorre em meio a alertas federais contra o consumo de leite cru, em razão do surto de gripe aviária nos EUA. Apesar disso, o Secretário de Saúde do país, defende publicamente o produto, destacando seu perfil nutricional e alegados benefícios à saúde. Em contrapartida, o comissário de Agricultura garante que o leite pasteurizado produzido no estado é seguro, nutritivo e rigorosamente controlado, lembrando que não há registros de doenças associadas a ele. Ademais, especialistas e autoridades ressaltam que a pasteurização elimina patógenos como E. coli, Listeria e Salmonella, comuns no leite cru e perigosos para crianças, idosos e imunossuprimidos. Desse modo, Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) recomendam evitar consumir leite cru.
Fonte da notícia.
Fonte da imagem: