Surto fatal de E. coli na Bélgica
Já foram confirmados quase 50 casos de infecções por Escherichia coli, além de várias mortes, em oito casas de repouso na Bélgica. Desses, 48 pacientes infectados pela mesma cepa de E. coli produtora de toxina Shiga O157, resultando em sete mortes.
Sendo assim, os primeiros causos surgiram em 17 de agosto, tendo pico entre 20 e 22 de agosto.
Outros casos possíveis:
Em Bruxelas existe uma casa de repouso e um paciente envolvido. Na Valônia, há três locais com 14 casos e uma morte suspeita.
O Departamento de Saúde Flamengo (Departamento Zorg), a Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (FASFC) e o Sciensano (instituto nacional de saúde pública da Bélgica) estão conduzindo as investigações.
Com isso, a FASFC está coletando amostras de alimentos para análise, além de mapear toda a cadeia de suprimentos dos lares afetados.
Entretanto, muitos dos alimentos coletados não correspondem ao período investigado, dificultando a identificação da fonte exata da contaminação.
Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik