Intoxicação alimentar deixa milhares de doentes em escolas na Indonésia

Intoxicação alimentar deixa milhares de doentes em escolas na Indonésia

Intoxicação alimentar deixa milhares de doentes em escolas na Indonésia

Os Programas de alimentação escolar são cruciais para a nutrição e o desenvolvimento educacional de crianças em todo o mundo. No entanto, a segurança dos alimentos nesses programas é um pilar fundamental que, quando comprometido, pode levar a consequências graves. Dessa forma, recentemente, a Indonésia enfrentou uma crise de saúde pública alarmante, com milhares de crianças adoecendo devido à intoxicação alimentar ligada ao programa Refeições Nutritivas Gratuitas (MBG).

O caso: Milhares de crianças doentes

Segundo autoridades da Indonésia o número de casos de intoxicação chegou a 6.452. Diante disso, acredita-se que a intoxicação esteja ligada a vários fatores como: contaminação microbiológica e química. Problemas no processamento e armazenamento, além de atrasos entre o preparo e o serviço. Ademais, segundo o chefe da Agência Nacional de Nutrição do país, as descobertas iniciais revelam um erro da Unidade de Serviço de Atendimento Nutricional (SPPG), que cozinhou os alimentos muito cedo, fazendo com que fossem armazenados por longo prazo antes de serem distribuídos.

De acordo com testes laboratoriais foram encontradas a presença de E. coli, Clostridium, Bacillus cereus, Salmonella e Staphylococcus em amostras de alimentos e vômito das vítimas. 

Acadêmicos da Universitas Gadjah Mada (UGM) e outros especialistas apontam para uma falha sistêmica na preparação, processamento e distribuição dos alimentos. Além disso, a fraca coordenação, a avaliação insuficiente e o monitoramento precário dos tempos de consumo dos alimentos são desafios significativos. Sendo assim, essa crise revela a necessidade de uma revisão completa e melhorias sistêmicas urgentes.

Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.