FISA 2025: Principais insights sobre ingredientes alimentícios
Neste ano de 2025, aconteceu a 27ª edição da Food Ingredients South America (FiSA), conhecida por ser a principal plataforma de negócios e inovação do setor de ingredientes para alimentos e bebidas da América do Sul. O evento, que reuniu mais de 12 mil participantes, destacou a crescente importância da inovação, sustentabilidade e tecnologia no desenvolvimento de novos produtos. Diante disso, entre os principais insights sobre o mercado de ingredientes alimentícios abordados destacam-se:
-
Expansão acelerada do mercado de proteínas
O setor de proteínas está em alta, apresentando crescimento anual composto (CAGR) de 9% globalmente e 4% na América Latina entre os anos de 2020 e 2024.
-
Revolução de ingredientes funcionais e nutracêuticos
Ingredientes funcionais que visam objetivos específicos, como aprimoramento do sistema imunológico, melhoria da performance física e mental, envelhecimento saudável e controle de peso, estão ganhando destaque.
-
Personalização impulsionada pela IA
A personalização de alimentos, antes um conceito, torna-se realidade com o uso da inteligência artificial e análise de dados.
-
Biodiversidade brasileira
O Brasil possui um potencial único em sua biodiversidade, que pode ser um diferencial competitivo no mercado de ingredientes. Contudo, desafios como a sazonalidade das frutas e a necessidade de garantir sua disponibilidade contínua no mercado, sem descaracterizar a economia local ou a essência dos produtos, precisam ser superados.
-
Valorização de resíduos
Empresas estão adotando o upcycling, transformando vegetais e cogumelos que seriam descartados por questões estéticas em snacks nutritivos de alto valor agregado.
-
Ascensão dos ingredientes naturais
Os consumidores brasileiros demonstram uma forte preferência por ingredientes naturais, redução de açúcar, produtos artesanais e orgânicos.
-
Inovações em amidos modificados
O uso de amidos modificados de mandioca estão revolucionando processos na indústria de alimentos.
-
Regulamento em constante evolução
O Brasil conseguiu reduzir o tempo médio de aprovação de novos ingredientes para 389 dias no processo regular e 238 dias no processo otimizado, agilizando a inovação no mercado
Diante disso, a FiSA 2025 reforçou que a transparência, a comprovação científica e a sustentabilidade não são mais meros diferenciais, mas sim exigências fundamentais do mercado moderno de ingredientes alimentícios.
Para mais informações clique aqui.
Fonte da imagem: Food ingredients South America (FiSA)