Codex Alimentarius adota novas normas globais para segurança e qualidade dos alimentos durante sua 48ª sessão

Codex Alimentarius adota novas normas globais para segurança e qualidade dos alimentos durante sua 48ª sessão

Codex Alimentarius adota novas normas globais para segurança e qualidade dos alimentos durante sua 48ª sessão

Entre os dias 10 e 14 de novembro de 2025, em Roma, Itália, a Comissão do Codex Alimentarius, uma iniciativa conjunta da Food and Agriculture Organization (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) irá se reunir para a sua 48ª sessão. Desse modo, o objetivo é de aprovar novas normas para segurança e qualidade de alimentos, bem como práticas comerciais justas. 

Revisões e novas diretrizes

Diante disso, até o momento, algumas das normas adotadas na 48ª sessão da Comissão foram:

    • A atualização da Norma Geral para Aditivos Alimentares (GSFA, CXS 192-1995), que incluiu a revisão de mais de 500 disposições relativas a aditivos em diferentes categorias de alimentos. Assim, como exemplo, foi revogado o uso de extratos de urucum-bixina (INS 160b(i)) em leites fermentados puros, e adicionada a norma para extratos de urucum-norbixina (INS 160b(ii)) em frutas enlatadas ou pasteurizadas.
    • A revisão do Código de Prática para prevenção e redução de contaminação por aflatoxinas em amendoins (CXC 55-2004). 
    • A adoção de níveis máximos de chumbo para algumas especiarias e ervas culinárias. Com isso, foram adotados os Limites Máximos (LMs) para chumbo em especiarias e ervas culinárias, especificamente, casca seca (canela) e ervas culinárias secas. Desse modo, os LMs são de 2,5 mg/kg para chumbo em especiarias e casca seca e de 2,0 mg/kg para chumbo em ervas culinárias secas.
    • A aprovação de diretrizes sobre monitoramento da pureza e estabilidade de materiais de referência (MRs) e soluções estoque para uso em análises de resíduos de pesticidas. Dessa forma, o objetivo é permitir que laboratórios utilizem de modo confiável esses materiais mesmo após validade, contanto que permaneçam dentro de padrões aceitáveis. Assim, essa medida ajuda a reduzir gastos e desperdício, ao mesmo tempo que assegura a confiabilidade das análises.

 

Clique aqui e acesse as publicações à medida que foram publicadas.

Fonte da imagem: Freepik.

 

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.