Alerta: FDA investiga surto de botulismo infantil
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, em conjunto com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), além de parceiros estaduais e locais, estão investigando um surto de botulismo infantil em vários estados. Desse modo, o surto está sendo associado ao consumo da Fórmula Infantil de Nutrição Integral ByHeart (ByHeart Whole Nutrition Infant Formula).
Sobre a investigação
Segundo dados epidemiológicos e laboratoriais a fórmula infantil pode estar contaminada com Clostridium botulinum, bactéria que produz a toxina botulínica. Desse modo, até o dia 10 de novembro de 2025 haviam 15 bebês com suspeita ou confirmação de botulismo infantil e exposição à fórmula citada. Ademais, todos eles precisaram ser hospitalizados, os casos foram relatados em 12 estados diferentes. A investigação de alguns casos segue em andamento.
No dia 8 de novembro de 2025, resultados preliminares de laboratório do Departamento de Saúde Pública da Califórnia sugeriram a presença da bactéria em uma lata aberta da fórmula ByHeart (Lote 206VABP/251131P2) consumida por um dos bebês doentes.
Recomendações da FDA
A FDA emitiu recomendações urgentes para pais e cuidadores:
Interromper imediatamente o uso de qualquer produto de fórmula infantil ByHeart. Além disso, os pais ou responsáveis devem procurar atendimento médico imediato se a criança que consumiu a fórmula apresentar sintomas de botulismo, como:
- Constipação inicial.
- Dificuldade para se alimentar.
- Perda de controle da cabeça.
- Dificuldade para engolir.
- Dificuldade para respirar.
Não descartar a embalagem se a criança desenvolver sintomas, pois o departamento de saúde local pode solicitar o produto para testes. Se a criança não desenvolver sintomas após 30 dias, o produto deve ser descartado.
O botulismo infantil é uma doença grave que pode ser fatal, e a ação imediata é crucial. A FDA continua a investigação para determinar o ponto exato de contaminação na cadeia de produção.
Clique aqui para acessar o comunicado da FDA
Fonte da imagem: Food and Drug Administration (FDA).