MAPA apreende mais de 300 garrafas de vinho irregulares em Santa Catarina

MAPA apreende mais de 300 garrafas de vinho irregulares em Santa Catarina

MAPA apreende mais de 300 garrafas de vinho irregulares em Santa Catarina

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em uma operação de fiscalização realizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, apreendeu um total de 307 garrafas de vinho sem comprovação de procedência e sem a devida documentação fiscal de importação. Diante disso, a ação, que contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, teve como alvo um estabelecimento comercial de vinhos e bebidas no centro da cidade.

Detalhes da operação

A fiscalização, ocorrida no dia 5 de novembro, identificou que os vinhos estavam sendo comercializados de forma irregular, o que inclui a importação sem a autorização do MAPA e a ausência de comprovação de origem. Dessa forma, essa prática é considerada um risco à saúde dos consumidores. Com isso, os vinhos apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 100 mil, eram provenientes de diversos países, como Argentina, Uruguai, França, Portugal e Espanha. 

A falta de documentação fiscal que comprovasse a importação regular foi a principal irregularidade constatada pelos auditores fiscais federais agropecuários e agentes de atividades agropecuárias.

Proteção ao consumidor 

A apreensão reforça o compromisso contínuo do MAPA em combater o comércio irregular de bebidas, garantindo que apenas produtos seguros, inspecionados e com origem comprovada cheguem à mesa do consumidor.

Ademais, para auxiliar a população na identificação de produtos importados regulares, o MAPA orienta que os consumidores verifiquem o contrarrótulo da garrafa. Sendo assim,. todo produto importado legalmente deve apresentar:

  • Informações traduzidas para o português.
  • O número de registro do importador no MAPA 

Portanto, a ausência desses dados é um forte indício de irregularidade. O superintendente federal de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina, Ivanor Boing, destacou que o trabalho de fiscalização é essencial para proteger a saúde pública e assegurar condições justas de concorrência no mercado.

 

Fonte da notícia
Fonte da imagem: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.