Anvisa suspende gelados comestíveis
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), determinou a suspensão de uso, importação, comercialização, propaganda e distribuição de diversos gelados comestíveis da marca AICE, fabricados pela empresa NEW ARRIVAL IMPORTACAO & EXPORTACAO LTDA.
Diante disso, a medida foi motivada por graves irregularidades na rotulagem que representam risco à saúde pública, especialmente para consumidores alérgicos ou sensíveis.
Ausência da declaração do corante tartrazina
Nos gelados comestíveis da marca AICE: MILK MELON, JUJU APPLE, FRUTYROLL e NANAS, foi constatada a ausência da declaração do corante tartrazina por extenso na rotulagem. Desse modo, tartrazina é um corante que deve ser declarado de forma clara e completa, pois pode causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis.
Ausência da declaração de amendoim
As autoridades identificaram que o gelado comestível BERRY CHOCOMAX não inclui a declaração de amendoim na lista de ingredientes ou na declaração de alergênicos. O amendoim é um dos principais alergênicos alimentares, e sua omissão na rotulagem representa um risco imediato e grave para pessoas com alergia, podendo levar a reações anafiláticas.
Produtos afetados
Com isso, a medida é válida para todos os lotes dos seguintes produtos da marca AICE:
- Milk melon
- Juju apple
- Frutyroll
- Nanas
- Berry chocomax
Sendo assim, a ANVISA ressalta que a medida se aplica especificamente aos produtos que não contenham a declaração do corante tartrazina por extenso ou a presença do amendoim na lista de ingredientes ou na declaração de alergênico.
Para acessar o comunicado da Anvisa, clique aqui.
Fonte da imagem: Freepik.