Brasil destaca avanços na qualidade do azeite em evento global

Brasil destaca avanços na qualidade do azeite em evento global

Brasil destaca avanços na qualidade do azeite em evento global

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou da celebração do World Olive Day, realizada durante reunião do Conselho Oleícola Internacional (COI) em Córdoba, Espanha. Diante disso, o Brasil utilizou o evento para destacar seus esforços no aprimoramento da identidade, da segurança e dos padrões de qualidade dos azeites consumidos no país.

Compromisso com a qualidade e combate à fraude

O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, enfatizou que, apesar da produção nacional de azeite ainda ser incipiente, o país tem trabalhado com firmeza para alinhar seus regulamentos técnicos aos padrões internacionais. Especialmente os estabelecidos pelo COI. Desse modo, o secretário ressaltou o compromisso do Mapa em combater firmemente as fraudes que prejudicam o comércio justo e colocam em risco a saúde do consumidor. Ademais, a adesão do Brasil ao COI é vista como uma prioridade estratégica. Com isso, oferecendo a oportunidade de integrar um fórum global dedicado à cooperação técnica, inovação e desenvolvimento sustentável do setor olivícola.

Cooperação internacional

O Brasil já iniciou os procedimentos formais para adesão ao COI e destacou a possibilidade de contribuir com sua expertise em agricultura tropical. O secretário agradeceu o apoio do COI na formação de painelistas especializados em análise sensorial de azeites, uma etapa fundamental para o aprimoramento dos controles oficiais de qualidade no país.

Sendo assim, o evento culminou na aprovação da Declaração de Córdoba. Um documento que consolida princípios comuns em sustentabilidade, saúde, comércio e cooperação internacional, valores que o Brasil compartilha ativamente.

 

Fonte da notícia

Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.