EFSA emite parecer científico positivo para micoproteína
A The Protein Brewery, uma startup de proteínas alternativas, alcançou um marco significativo ao receber um parecer científico positivo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) para o seu ingrediente de micoproteína, o Fermotein. Desse modo, este é o primeiro ingrediente de micoproteína a passar com sucesso pelo sistema de avaliação de Novos Alimentos da União Europeia desde que o regulamento entrou em vigor em 1997.
Um marco para a indústria de proteínas alternativas
O Fermotein é uma biomassa fúngica que se destaca por sua composição nutricional, contendo cerca de 50% de proteína e 35% de fibra, além de ser rico em vitaminas e minerais. Desse modo, a obtenção do parecer positivo da EFSA é um passo crucial para a entrada do produto no mercado europeu.
O processo de avaliação da EFSA, conhecido por ser rigoroso e demorado, levou mais de cinco anos. Ademais, o parecer da agência concluiu que o processo de produção, a composição e as especificações do ingrediente são satisfatórios. Sem apresentar preocupações de segurança, como genotoxicidade, e com baixo risco de reações alérgicas
Próximos passos
Diante disso, embora o parecer da EFSA seja positivo, o processo de aprovação regulatória ainda requer a autorização final da Comissão Europeia e dos estados-membros. No entanto, a The Protein Brewery espera uma resposta positiva e prevê iniciar a comercialização na Europa no terceiro trimestre de 2026.
O foco inicial de mercado para o Fermotein será o segmento de nutrição esportiva premium e suplementos dietéticos funcionais, onde a combinação de proteína e fibra do ingrediente é vista como um diferencial. Além disso, o ingrediente já possui aprovação regulatória nos Estados Unidos e em Singapura.
Fonte da imagem: Freepik.