Resíduos de agrotóxicos em alimentos atingem menor índice de irregularidades desde 2017, aponta Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), referente ao ciclo de 2024, que aponta uma melhoria significativa nas práticas agrícolas no Brasil. Desse modo, o número de amostras de alimentos de origem vegetal com perfil insatisfatório em relação aos resíduos de agrotóxicos atingiu o menor nível dos últimos oito anos.
Resultados do ciclo 2024
Os resultados do PARA 2024, que analisou 3.084 amostras de 14 tipos de alimentos, revelam que 20,6% das amostras apresentaram algum tipo de não conformidade. Com isso, este é o menor percentual desde 2017. Diante disso, os principais indicadores do ciclo 2024 são:
- Amostras sem resíduos ou dentro do Limite Máximo de Resíduos (LMR): 79,4%
- Amostras com não conformidade: 20,6%
- Amostras com indicação de Risco Agudo ao consumidor: 0,39% (12 amostras)
- Risco crônico: Nenhum
Desse modo, a principal irregularidade encontrada foi o uso de agrotóxico não indicado para a cultura em que foi detectado. Além disso, foram identificadas amostras com agrotóxicos proibidos no país (três amostras) e não registrados no Brasil (13 amostras).
Avaliação de risco e segurança
A ANVISA utiliza metodologias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos agudo e crônico:
Risco Agudo: Avalia o risco de efeitos à saúde pelo consumo de uma grande porção de alimento em um único dia. O percentual de amostras com risco agudo (0,39%) comprova a tendência de queda observada na última década.
Risco Crônico: Avalia o risco pelo consumo diário, ao longo da vida. O cálculo, que considerou mais de 28 mil amostras e 345 agrotóxicos, não identificou situações de risco crônico ao consumidor.
Impacto e orientações
O PARA é fundamental para monitorar a segurança dos alimentos e orientar ações regulatórias. Desse modo, nos últimos 15 anos, os dados do programa apoiaram a reavaliação de 17 agrotóxicos, resultando no banimento de 10 deles e na restrição de uso de outros seis
A ANVISA reforça que frutas, verduras e legumes são essenciais para a saúde e orienta os consumidores a:
- Lavar bem os alimentos em água corrente.
- Usar uma escova para remover resíduos da superfície.
- Preferir alimentos com rastreabilidade e os da época.
Fonte da imagem: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa