Recall de queijo pecorino romano por contaminação com Listeria
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos elevou para o nível de risco mais alto, Classe I, um recall de queijo Pecorino Romano. Diante disso, a medida foi anunciada em 6 de janeiro de 2026, após testes de rotina detectarem a presença de Listeria monocytogenes no produto, fabricado pela Ambriola Company.
Produtos e marcas envolvidos
O recall abrange diversas marcas e formatos de queijo Pecorino Romano ralado, distribuídos entre 3 e 20 de novembro de 2025. Com isso, dentre os produtos afetados estão:
- Boar’s Head: Copos de 6 oz e sacos de 5 libras.
- Locatelli: Copos de 4 e 8 oz, além de sacos de 5 e 10 libras.
- Ambriola Piccante: Sacos de 5 e 10 libras.
- Sam’s: Sacos de 1,5 libra.
- Pinna: Sacos de 10 libras.
Inicialmente, o recall foi divulgado nos Estados Unidos como nacional, mas relatórios atualizados especificaram 20 estados onde os produtos foram distribuídos: Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Flórida, Geórgia, Illinois, Indiana, Massachusetts, Maine, Nova Jersey, Nova York, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Texas, Virgínia, Washington e Wisconsin.
Riscos à saúde
A Listeria monocytogenes é uma bactéria que pode causar infecções graves e, em alguns casos, fatais. Ademais, é considerada uma das principais causas de morte por doenças transmitidas por alimentos. Dessa forma, os sintomas de infecção por Listeria incluem febre, sintomas semelhantes aos da gripe (como dores musculares e fadiga), dor de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões. Embora a infecção por Listeria seja relativamente rara, seus efeitos podem ser severos, especialmente para crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. Até 12 de janeiro de 2026, nenhuma infecção foi relatada em conexão com o queijo recolhido.
Orientações para consumidores
A FDA e a Ambriola Company recomendam enfaticamente que os consumidores que possuam qualquer um dos produtos de queijo Pecorino Romano afetados não os consumam. Além disso, o produto deve ser descartado imediatamente ou devolvido ao local de compra para reembolso. Caso haja suspeita de consumo do queijo contaminado, é aconselhável monitorar o aparecimento dos sintomas mencionados e procurar atendimento médico se necessário.
Fonte da imagem: Freepik.