Cultura de Segurança dos Alimentos – Visão e Pessoas

A cultura de segurança dos alimentos garante que o produto que chega até a sua mesa tenha passado por processos rigorosos com comprometimento da equipe aos valores da empresa, levando um produto de qualidade ao consumidor.
cultura de segurança dos alimentos

Você sabe o que é a cultura de Segurança de alimentos e qual a sua importância? É por meio dela que a empresa garante a qualidade do produto oferecido ao consumidor final, ou seja,  o produto deve chegar nas ideais condições de preparo, armazenamento e segurança para que o comprador não seja lesado de nenhuma forma após fazer uso do alimento fornecido.

Dimensões da cultura de Segurança de alimentos

 

Para que todo o ciclo  aconteça, a  Cultura de Segurança de Alimentos envolve vários processos que juntos são essenciais para garantir a qualidade do serviço oferecido pelas empresas alimentícias. As 5 dimensões fazem parte da GFSI (Global Food Safety Initiative), criada para estabelecer padrões de segurança alimentar dos fabricantes e padrões agrícolas. 

 

As dimensões correspondem aos valores compartilhados, crenças e normas que afetam o comportamento em relação à segurança de alimentos, em toda a organização. Dentre eles, as dimensões Pessoas e Visão se tornam norte para gerenciar todo o procedimento. 

Pessoas 

A dimensão Pessoas envolve desde o plantio ao processo de embalagem, ou seja, todos aqueles que estão envolvidos na produção dos alimentos, tendo como norte valores, crenças e normas compartilhadas que funcionam como uma cadeia, afetando todo o comportamento em relação à segurança de alimentos na organização. 

 

Na governança, deve-se estabelecer um ciclo de educação dos funcionários sobre os passos a serem tomados, para comunicar suas preocupações éticas ao pessoal apropriado da empresa. Portanto, a estratégia deve ser feita por meio de incentivos, reconhecimentos e punições.

 

Os fatores fundamentais da dimensão pessoas são a capacitação, treinamento e educação, eles são fundamentais para entender o nível de conhecimento e de confiança dos colaboradores para determinar as ações inspirando a fidelidade e o compromisso com os processos éticos da empresa.

Missão e Visão

Essas dimensões comunicam a razão de existência da empresa e como isso se traduz em expectativas e mensagens específicas para suas partes interessadas. Essa dimensão deve se desenvolver no nível estratégico e organizacional e desdobrar-se para os temas relacionados às expectativas sobre a segurança de alimentos.

 

Missão e visão devem ser consideradas norte e podem incluir mudanças nos requisitos, compra de um novo negócio, mudanças na categoria do produto ou entrar em novos mercados.

 

Em seu canal no Youtube, a BRQuality Consultoria e laboratório, disponibiliza uma série de conteúdos contemplando as 5 dimensões da cultura de segurança dos alimentos, clique para saber mais.

 

Obs: Texto desenvolvido com base no conteúdo de Rubiana Enz.

 

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.