Alerta do Mapa para azeites de oliva fraudados e impróprios
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta de risco ao consumidor após fiscalizações identificarem azeites de oliva sendo comercializados em desacordo com os padrões de identidade e qualidade exigidos pela legislação brasileira. Assim, a ação, conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, visa proteger a saúde pública e coibir fraudes no mercado.
Sobre o alerta
As amostras foram analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) que confirmaram as fraudes. Diante disso, os resultados laboratoriais comprovaram a mistura de óleos vegetais de outras espécies na composição dos produtos, o que caracteriza fraude. Em decorrência da comprovação da fraude, os azeites foram desclassificados e o MAPA determinou o recolhimento imediato dos itens do mercado.
Alerta
O Ministério alerta que a comercialização desses produtos constitui uma infração grave, e os estabelecimentos que insistirem em mantê-los à venda estão sujeitos à responsabilização legal.
Para mais detalhes acesse o site do Mapa.
Fonte da imagem: Freepik.