Anvisa suspende marcas de glitter com material plástico

Anvisa suspende marcas de glitter com material plástico

Anvisa suspende marcas de glitter com material plástico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu quatro marcas de glitter com materiais plásticos em sua composição e foram anunciados ou sugeridos para uso como ingredientes em alimentos. 

Marcas suspensas

A suspensão, publicada em 13 de novembro de 2025, atinge produtos que, apesar de serem vendidos como decorativos, eram promovidos para uso em confeitarias e alimentos. Ademais, a presença de plásticos como polipropileno (PP) micronizado, tereftalato de etileno (PET) e PMMA (polimetilmetacrilato) é estritamente proibida na composição de alimentos. 

Diante disso, as empresas suspensas são:

Marca Glitz – FAB Indústria e Comércio de Produtos para Artes e Festas Ltda.

Produto: Glitter para decoração, várias cores.

Motivação: Presença de materiais plásticos e indicação para uso em alimentos em sites da empresa e plataformas de comércio eletrônico.

Marca Jeni e Joni – Nadja F. de Almeida Confeitos (Jeni Joni) 

Produto: Glitter/Brilho para Decoração, Pó para Decoração, Pó de Ouro, Floco de Ouro, Floco de Prata e Floco Rose Gold.

Motivação: Presença de materiais plásticos e de ingrediente não identificado (“metal de transição laminado atômico 99”), além da indicação para uso como ingrediente alimentar em sites e plataformas de e-commerce.

Marca Iceberg Chef – Iceberg Indústria e Comércio Ltda.

Produtos: Glitter Glow e Glitter Shine, diversas cores.

Motivação: Presença de materiais plásticos e sugestão de uso em alimentos nos canais oficiais de venda.

Marca Jady Confeitos – Jady Confeitos Artesanais Ltda.

Produto: Glitter para decoração, diversas cores.

Motivação: Presença de materiais plásticos e indicação para uso como ingrediente alimentar no site da empresa.

Ações da Anvisa e orientações

A ANVISA iniciou uma busca ativa após receber denúncias de que produtos contendo plástico estavam sendo utilizados em alimentos, identificando 16 marcas sob investigação. Dessa forma, a comprovação de material plástico e a indicação de uso alimentar em quatro delas motivaram as suspensões e a ordem de recolhimento imediato dos itens já distribuídos.

A Agência também notificou plataformas de comércio eletrônico (como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Magazine Luiza) para que excluam propagandas e anúncios que apresentem produtos com plásticos como comestíveis.

Com  isso, para o consumidor, a orientação é clara: quem adquiriu os produtos deve entrar em contato com o fabricante para solicitar a devolução. Ademais, a empresa responsável tem a obrigação de recolher todos os itens do mercado e veicular mensagens de alerta aos consumidores e distribuidores. 

Os produtos usados para colorir bolos e doces são considerados alimentos. Portanto, devem ser feitos apenas com ingredientes e aditivos previamente autorizados pela Anvisa. Essa autorização só é concedida após avaliação de segurança para o consumo.

 

Vale ressaltar que no portal da Agência existe uma lista com os aditivos de alimentos autorizados no Brasil. 

 

Fonte da notícia

Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.