Aumento no volume de alimentos recolhidos nos EUA
O terceiro trimestre de 2025 registrou um aumento explosivo no volume de alimentos recolhidos (recall) nos Estados Unidos, tanto para os produtos regulados pela Food and Drug Administration (FDA) quanto para aqueles sob a jurisdição do Food Safety and Inspection Service (FSIS). Com isso, os dados, compilados pela Sedgwick Brand Protection, indicam que, embora o número de eventos de recall da FDA tenha tido um aumento modesto, o volume de unidades afetadas disparou.
Destaque do terceiro trimestre de 2025
No terceiro trimestre de 2025, o volume de alimentos recolhidos nos Estados Unidos aumentou drasticamente, conforme dados da FDA e do FSIS. Diante disso, a FDA registrou 145 eventos de recall, um aumento de 1,4% em relação ao trimestre anterior. No entanto, o volume de unidades afetadas disparou em 75,8%, totalizando 25,17 milhões de unidades.
Paralelamente, o FSIS, viu o número de eventos de recall cair 60,0%. Apesar da queda no número de eventos, o volume de produtos recolhidos pelo FSIS aumentou de forma impressionante em 5.511,8%, atingindo 58,52 milhões de libras, o maior total trimestral em mais de 13 anos.
Principais causas:
FDA:
As principais causas dos recalls da FDA por número de eventos foram:
Alergênicos não declarados (48 eventos): Soja, leite e nozes foram os mais citados.
Contaminação bacteriana (37 eventos): Listeria foi o perigo mais frequente (23 recalls), afetando 13,33 milhões de unidades.
Contaminação não bacteriana (13 eventos): Incluindo seis recalls de camarão contaminados com Césio-137, um isótopo radioativo.
Em termos de volume, os alimentos preparados lideraram com 17,05 milhões de unidades afetadas, incluindo um recall de 10,59 milhões de picolés devido a preocupações com Listeria.
FSIS:
Para o FSIS, a principal causa de recall por volume foi:
Material estranho: 58,03 milhões de libras. Ademais, a categoria de carne suína foi responsável pelo maior volume recolhido (58,03 milhões de libras).
Implicações
Apesar do aumento dramático no volume, especialistas sugerem que isso não significa necessariamente que os alimentos estão menos seguros.
No entanto, o volume total de recalls da FDA em 2025 (415 recalls impactando 109,74 milhões de unidades) já supera significativamente o total do mesmo período em 2024 (363 recalls afetando 45,02 milhões de unidades), indicando uma tendência de maior intervenção regulatória ou de problemas de produção em larga escala.
Fonte da imagem: Freepik.