Um bebê de seis meses de idade morreu no final de março deste ano após seus pais terem lhe dado suco com mel, em Tóquio, no Japão. A causa de sua morte foi botulismo infantil. As informações são do jornal japonês The Japan Times.
No dia 16 de fevereiro o bebê teve uma crise de tosse, mas apenas no dia 20 ele foi levado para um hospital após ter convulsões e sofrer de insuficiência respiratória. Só no dia 28 ele foi diagnosticado com botulismo.
A recomendação dos pediatras e nutricionistas é que as crianças só podem ingerir mel após um ano de vida. Isto ocorre justamente devido ao risco de contaminação pela bactéria Closdridium botulinum, que causa o botulismo.
A doença pode ocorrer quando recém-nascidos, que têm sistemas digestivos imaturos, ingerem bactérias que produzem toxinas dentro dos intestinos. O envenenamento é causado pelo mel na maioria das vezes, segundo especialistas.
As autoridades disseram que a família do menino estava lhe dando mel misturado com suco duas vezes ao dia durante cerca de um mês, e que eles não sabiam que bebês não deveriam ser alimentados com mel.
Segundo o The Japan Times, as autoridades disseram que este foi o primeiro óbito pela doença no país desde 1986, quando as estatísticas começaram a ser feitas.
Fonte: O Tempo
Link: https://bit.ly/2VA4rai