Brincar e aprender sobre segurança dos alimentos

Neste projeto para crianças nas escolas levamos de forma lúdica o mundo da microbiologia e segurança dos alimentos.

No Projeto Semear o nosso objetivo é a construção de consumidores e manipuladores de alimentos conscientes de suas responsabilidades e contribuição para o amadurecimento da cultura de segurança de alimentos na sociedade através da semeadura de informações de qualidade. Por isso, trabalhamos na criação de conteúdo, materiais e cursos para auxiliar as empresas do setor na implementação dessa cultura. 

Acreditamos que a formação da base cultural de uma pessoa vem desde a infância e consideramos uma vertente importante a conscientização e formação de tal pensamento a introdução do tema em Unidades de Alimentação e Nutrição desde os primeiros anos de vida.

Pensando nisso, idealizamos o projeto para crianças nas escolas, em que, de forma lúdica, levamos o mundo da microbiologia e segurança dos alimentos para que brincando, eles possam aprender a importância da manipulação correta dos alimentos.

Projeto para crianças

O projeto aconteceu na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, e em Juiz de Fora, Minas Gerais. Vamos detalhar abaixo todas as etapas desse projeto.

Segurança dos Alimentos para crianças 

No primeiro momento, trabalhamos com as crianças o conceito de Segurança dos Alimentos através de explicação oral. Após a explicação os alunos foram apresentados aos três tipos de contaminação que podem acometer os alimentos: a contaminação física, química e microbiológica.

  • Para demonstração palpável da contaminação física levamos biscoitos “contaminados” propositalmente com cabelos e formigas. 
  • Para demonstração da contaminação química preparamos garrafinhas com isotônico “contaminadas” propositalmente com detergente. Tudo devidamente lacrado para evitar ingestão pelas crianças. 
  • Para demonstração microbiológica levamos biscoitos, em que não foi possível ver a contaminação. Estratégia utilizada para abordar o fato de que os microrganismos não podem ser vistos a olho nu, somente através do microscópio.

Para que a microbiologia fosse compreendida por eles, a BRQuality desenvolveu bactérias de pelúcia de tamanhos macroscópicos em que as crianças puderam apalpar e assim perceber que elas de fato existem. Além disso, levamos massinha de modelar para que cada criança pudesse fazer uma escultura da sua bactéria preferida.

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de passar uma semana com a bactéria visitante em casa, revezando de cinco em cinco. Durante a visita além de fotografias, eles tinham uma ficha para preencher, possibilitando o aprofundamento do aprendizado.

A importância da lavagem das mãos

Outra experiência realizada foi com sobre a importância da lavagem correta das mãos.

  • No primeiro momento, as crianças fizeram uma roda e uma delas sujou sua mão de glitter e posteriormente deu um aperto de mão no colega ao lado do glitter. Dessa forma foi possível verificar que o glitter, que naquele momento representava a contaminação microbiológica, passou de uma mão para a outra, contaminando-a. Aproveitando a oportunidade, onde todos estavam com as mãos visivelmente “contaminadas”, fomos até as pias da escola e ensinamos o passo a passo para uma correta lavagem das mãos. .
  • Além desta, realizamos também a experiência do orégano. Levamos um pratinho com água e polvilhamos orégano na superfície. No primeiro momento os alunos encostaram o dedinho no centro da água e perceberam que nada aconteceu. Os alunos foram então orientados a molhar o dedinho no detergente e retornar a encostar no centro do prato, visualizando de uma maneira surpreendente que o orégano da superfície era repelido. Com essa vivência conseguimos demonstrar aos alunos a importância do sabão na lavagem das mãos.

Cinco chaves para uma Alimentação mais Segura

Neste encontro foram trabalhadas as “Cinco chaves para uma Alimentação mais Segura” da OMS (ref). Para este trabalho contamos com a colaboração de uma contadora de histórias.

Jogos para fixar o conhecimento

Outro material que criamos, foi um jogo da memória com mensagens e ilustrações para que as crianças pudessem trabalhar sobre Segurança dos Alimentos em casa, sempre que quiserem e, dessa forma, propagar o conhecimento para familiares e amigos. 

 

Essa foi a nossa experiência nas escolas propagando a cultura de segurança dos alimentos. Assista o vídeo abaixo e saiba mais desse projeto!

Assista abaixo o vídeo sobre o projeto.

 

 

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