Chegaram ao Brasil os padrões de referência do metanol
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a chegada ao Brasil de 40 kits de padrões de álcool metílico da Farmacopeia Americana, United States Pharmacopeia (USP).
Os padrões de referência são insumos essenciais para análises laboratoriais, atuando como ponto de comparação para garantir que produtos atendam a rigorosas especificações de qualidade, pureza e potência. Desse modo, no contexto atual, eles são vitais para a quantificação precisa do metanol em bebidas e em amostras de sangue.
Sendo assim, a chegada desses padrões é resultado de uma articulação entre a Anvisa, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz), que adquiriu os kits, e outros órgãos como os Ministérios da Saúde e da Justiça, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Farmacopeia Americana e a importadora LAS do Brasil.
Distribuição
A RNLVISA e os laboratórios de criminalística do Ministério da Justiça receberão os padrões. Com isso, essa distribuição visa equipar as instituições de fiscalização com as ferramentas necessárias para realizar análises mais robustas e rápidas. Assim, auxiliando no enfrentamento das intoxicações por metanol decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.
A iniciativa reforça o compromisso da Anvisa com a segurança sanitária e a proteção da saúde pública contra a adulteração de produtos.
Para acessar o comunicado da Anvisa, clique aqui.
Fonte da imagem: Freepik.