Cobra no bebedouro da escola

Por: Keli Lima Neves

O que mais podemos esperar da água que bebemos em estabelecimentos públicos?

Quando vemos uma notícia como essa que está circulando na internet, sobre a cobra no bebedouro da escola, ficamos assustados e nos questionando sobre os cuidados que a instituição deveria ter.

Cobra no bebedouro da escola

O caso aconteceu na Escola Municipal Rui Barbosa, que fica no povoado de Mangas. A mãe de uma aluna informou que a filha de 12 anos reclamou que estava com a língua dormente.

No entanto a mãe não quiz se identificar. A mãe da estudante informou também que os alunos tiveram aula online e que os pais não querem mandar os filhos para a escola por causa da cobra encontrada no bebedouro.

A direção da escola informou que a Secretaria de Educação de Muquém de São Francisco comprou outro bebedouro e entregaria nesta terça-feira (29).

Ainda, a unidade de ensino informou  que as aulas que estavam sendo realizadas via online, foram tomadas também na terça-feira.

Bebedouro novo agora o problema está resolvido?

A escola informou sobre a compra de um novo bebedouro, mas, será que a substituição do bebedouro significa que a água consumida será segura a partir de agora?

Quero aproveitar essa situação para trazer uma reflexão sobre a qualidade da água que bebemos em casa ou em espaços públicos como academias, escolas, no trabalho, shopping e etc.

Os bebedouros desempenham um papel fundamental em nossa rotina diária, seja em espaços públicos ou em nossas casas, fornecendo acesso a água potável e refrescante. No entanto, muitas vezes subestimamos a importância de manter esses dispositivos adequadamente limpos e funcionando corretamente.

A troca regular dos filtros e a realização de análises microbiológicas de monitoramento são práticas essenciais para garantir a qualidade da água e a preservação da saúde pública.

Você sabe se o filtro do bebedouro que você costuma encher sua garrafa ou seu copo de água passa pelas trocas de filtro periódicas?

A Importância da Troca Regular de Filtros

Os filtros dos bebedouros são projetados para remover impurezas e contaminantes da água, garantindo que ela seja segura para o consumo humano. Contudo, com o tempo, esses filtros acumulam sujeira, partículas e microrganismos, o que pode comprometer a qualidade da água. A troca regular dos filtros é crucial para manter a eficácia na remoção de contaminantes da água.

E a qualidade microbiológica desta água? Você sabe se a água que você bebe está segura?

Análises Microbiológicas de Monitoramento

Ainda, além da troca dos filtros, a realização de análises microbiológicas periódicas nos bebedouros é um passo fundamental para assegurar a qualidade da água.

Contudo, essas análises envolvem a coleta de amostras da água dos bebedouros e sua análise laboratorial para identificar a presença de microrganismos patogênicos.

Em suma, essa prática oferece insights sobre a segurança da água e permite a detecção precoce de contaminação.

No Brasil a Potabilidade da água é regida pela Portaria GM/MS No 888, de 4 de maio de 2021 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade  da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Você sabia que em alguns estados do Brasil, os estabelecimentos como lanchonetes, bares, restaurantes e shopping  são obrigados a fornecer água potável e filtrada às pessoas de forma gratuita. A Lei numero 8.408/2018 é um exemplo. 

Hoje, os deputados do estado de SP também aprovaram a obrigatoriedade destes estabelecimentos ofertarem água potável de forma gratuita.

O texto diz ainda que em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas, o local destinado à coleta da água potável e filtrada deve estar em local visível e de fácil acesso. O fornecimento é obrigatório para clientes em atendimento nos locais.

Como posso fazer para saber se a água é segura?

Se você é proprietário de um estabelecimento, deixe o selo de troca de filtro em local visível e o último resultado de análise, com data e resultados, igualmente.

Tenha um programa para controle de troca de filtro e realize análises frequentes.

Além disso, não esqueça dos cuidados com o reservatório de água, eles dever ser higienizados com frequencia e é importante registrar essas higienizações e manter uma avaliação constante da integridade dos reservatórios.

Não esqueça da atenção para as tubulações de distribuição da água.


Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.