Como controlar suas emoções para se tornar mais produtivo

 

 

A ansiedade e a depressão são sentimentos que surgem quando a nossa mente passa a maior parte do tempo no passado ou no futuro. Movido por esses sentimentos ruins ou de incertezas, a tendência é que você se torne menos produtivo no trabalho e não desfrute o suficiente de sua vida pessoal.

Observe que o passado só existe em nossas memórias, e que não podemos esquecê-lo porque seria muito ineficiente ter de aprender todos os dias o nosso nome, nosso endereço e tudo que é importante. A questão é que fazemos mau uso do passado, lembrando de coisas que nos causam sentimento de dor. Pessoas depressivas têm a tendência de viver com a mente no passado.

Nós também tentamos prever o futuro a fim de nos preparar para alguma ação. É uma espécie de planejamento. Nossa mente consegue prever algo que vai acontecer e isso requer uma ação no presente. Por exemplo, tirar a carne do congelador se for comê-la no almoço.

No entanto, nossa capacidade de adivinhação é muito breve. Então ficamos tentando adivinhar o que vai acontecer daqui a um ano, mas foge do nosso controle porque ainda está muito longe. Esse excesso de planejamento futuro é o grande causador da ansiedade.

No caso de empresas, existe o planejamento anual, mas é possível adaptar-se e criar rotas alternativas. Na vida pessoal, essa meta precisa ser mais curta para você poder controlá-la melhor, trazendo menos ansiedade.

Portanto, viver a maior parte do tempo no passado ou no futuro descontrola as nossas emoções e também a forma como aproveitamos a vida. Precisamos viver mais o presente.

Como conseguir esse controle? Podemos usar nossos sentidos para trazer a nossa mente no presente. Prestar atenção no cheiro, nos sabores, na nossa respiração. Perceber a sensação térmica, sentir texturas, sons. Tudo isso são formas de trazer a nossa mente ao presente.

Essa forma de agir nos traz um grande autocontrole e nos mantém no agora durante a maior parte do tempo. Lembrando que a produtividade acontece no presente, quando estamos focados numa determinada ação para gerar resultados.

 

*O texto é de Karin Panes, master coach especialista em psicologia positiva, neurocientista e CEO.

 

 

Fonte: Portal Administradores

Link: https://bit.ly/3aTI0kd