Como o período de incertezas pode se tornar oportunidade para empreendedores

 

 

Empresários devem usar criatividade e ter força de espírito para superar a pandemia e pensar em novas soluções

 

 

A última temporada de negócios teve mais incógnitas do que provavelmente qualquer outro ano que iremos ver em nossa vida como empreendedores. E a imprevisibilidade continua: o vírus que paralisou grande parte da economia desde março continua a causar problemas para pequenas empresas em todo o mundo. O que nos resta é imaginar o que vem por aí, sem nenhuma cartilha, apenas com nossa própria desenvoltura e determinação.

Felizmente, a fama dos pequenos empresários é de ter essas qualidades. Somos conhecidos por fazer muito com pouco, por termos a capacidade de construir algo do nada e de criar soluções notáveis. Se alguém pode sair desta pandemia mais forte, mais inovador e com confiança, é o empreendedor.

 

Nunca houve um momento em minha carreira de negócios de 23 anos em que a frase traduzida do inglês “toda nuvem tem um contorno de prata” foi tão verdadeira. O ditado, que se pensa ter vindo de uma imagem descritiva no poema épico de John Milton, “Comus” de 1634, implica que existe algo bom (até mesmo conforto) para ser encontrado em qualquer situação sombria. Em referência ao brilho por trás de uma nuvem negra, Milton escreveu: “Será que uma nuvem negra revelou seu contorno de prata na noite?” Parece que ele estava se referindo ao luar e, intencionalmente ou não, ele ilustrou perfeitamente a dualidade de como alguém pode ver a luz no escuro.

 

Sim, existem desafios monumentais pela frente, sem saber quantos meses de recuperação serão necessários para retomar os negócios normalmente ou se o mundo voltará a ser o mesmo de antes. Quando se trata de lidar com uma pandemia, estamos desenvolvendo novos sistemas e avançando, contando com o instinto e o bom senso. Como proprietários de empresas, não podemos mais esperar ter um caminho típico a seguir, e talvez isso seja uma boa coisa. Talvez seja o contorno de prata de que precisamos. A luz no fim do túnel.

 

O que quero dizer é: agora você tem a liberdade de reimaginar completamente sua empresa. Tudo em seu modelo de negócios pode ser reexaminado para melhorar produtos, relacionamentos, finanças, serviços, comunicações e muito mais. Você tem a liberdade de abrir um novo caminho ou aperfeiçoar o atual, essa é a oportunidade de se adaptar e fazer as coisas de maneira diferente. Foi inesperado chegar até aqui, certamente. No entanto, sejam quais forem as nuvens escuras reunidas, o contorno prateado também brilha.

 

 

Veja como você pode continuar olhando para o desconhecido através desta luz:

● Não imponha limites para sua criatividade, resolva problemas com soluções nas quais você talvez nunca tenha pensado –ou trabalhado– antes da pandemia.

● Torne-se proativo com vários planos de crescimento e recuperação. Escolha o melhor e guarde os outros para uso futuro.

● Assuma o controle do que está ao seu alcance, facilitando a adaptação ao que você não pode controlar.

● Eleve a liderança dentro de sua empresa e seja o mentor da próxima geração de gerentes e diretores, elevando a moral e aproveitando o talento de todos.

● Dê atenção especial onde ela é mais necessária, preservando os relacionamentos que são essenciais para o seu negócio, sejam eles com funcionários, clientes ou fornecedores.

● Dê valor para sua força interior. Você é o visionário de seu negócio e um farol de esperança em sua comunidade.

O que há de mais profundo nessa forma de pensar é a liberação de expectativas. Não ter tanta pressão sobre você para operar de uma maneira específica significa que você está mais aberto a novas ideias e sua imaginação tem mais espaço para crescer. Quem diria que um ano tão difícil também poderia ter tantas possibilidades?

 

Você pode fazer um balanço das lições que aprendeu, dar valor ao que fez até agora para superar as dificuldades e se sentir energizado com as possibilidades do futuro. Prepare-se para aproveitar as oportunidades que você tem de mudar o que não está funcionando e ampliar o que está. Satisfaça sua curiosidade sobre o que poderia ser, em vez de se sentir desencorajado.

 

Lembre-se de que você tem o poder de fazer do seu negócio o que deseja e de destacar sua missão nesta nova era. Você tem o poder de inverter a noção de que o desconhecido deve ser temido e, em vez disso, usá-lo a seu favor. Talvez não entendamos todos os benefícios dessa mentalidade até daqui alguns anos, quando olharmos para trás, para este momento da história com admiração –quando, em retrospectiva, podemos admirar as maneiras como perseveramos e passamos para o outro lado mais sábio, mais confiante e mais inovador.

 

 

 

 

Fonte: Forbes

Link: https://bit.ly/3aTI0kd