Dicas para Laboratório: Limpeza de Balanças Analíticas e Sem Analíticas

As balanças utilizadas nos laboratórios, assim como todo equipamento de medição, requerem alguns cuidados para que sua vida útil seja prolongada e para que erros em pesagens não prejudiquem a qualidade e confiabilidade dos resultados das análises. Atenção especial deve ser dada no momento de limpeza das balanças. Seguem algumas dicas:

  • Limpar a balança e seus componentes com o equipamento desligado e desconectado de periféricos, se for o caso.
  • Remova inicialmente pó e poeira, para então remover manchas e substâncias que possam ter ficado aderidas às superfícies da balança.
  • Para remoção de pó e poeira, pode ser utilizado pano seco e/ou pincel de cerdas macias.
  • Para a remoção de alguma substância pegajosa, pode ser utilizado um pano levemente umedecido em água e sabão neutro e/ou álcool a 70%.
  • Não utilize materiais abrasivos para a limpeza de nenhuma parte da balança.
  • Não borrife ou entorne líquidos diretamente sobre a balança.
  • Limpe a balança em seu local de funcionamento.

Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.