Dicas para laboratórios: Detecção do ponto de viragem em determinação de acidez

A determinação da acidez em amostras de alimentos é baseada na neutralização de compostos de caráter ácido presentes em uma amostra, através de uma titulação contra uma solução alcalina de concentração conhecida, em presença de um indicador de pH.

No caso da determinação da acidez em amostras de lácteos, o indicador mais comumente utilizado é a solução alcoólica dede fenolftaleína a 1%, cuja faixa de viragem é entre 8,2 e 10,0.

Considerando que o valor para pH neutro é 7,0, quando percebemos a mudança da coloração do titulado, podemos dizer que todos os compostos de caráter ácido já foram neutralizados e ainda temos solução alcalina suficiente para elevar o pH até, pelo menor, 8,2.  Portanto, temos solução alcalina em excesso e, por isso, a observação atenta do ponto de viragem em uma titulometria ácido-base é importantíssima para a obtenção de resultados confiáveis e preciso.

Para sua titulação ser um sucesso, temos essas dicas:

  • Verifique atentamente o volume inicial contido na bureta, antes de iniciar a titulação. E muita atenção ao menisco! Lembre-se que o menisco deve ser visualizado na altura dos olhos para garantir a precisão da medição.
  • Cuidado com bolhas dentro da bureta, especialmente aquelas que insistem em ficar logo depois do registro da vidraria. As bolhas “ocupam lugar” do titulante dentro da bureta e se você não eliminá-las, pode entender que gastou um volume maior de solução para neutralizar os compostos de caráter ácido da sua amostra. Vazamentos no registro da bureta também devem ser verificados.
  • A fenolftaleína é uma solução alcoólica e, portanto, volátil. Por isso, adicione o indicador imediatamente antes do início da titulação.
  • Titulações devem ser realizadas gotejando o titulante sobre a amostra, que deve estar em constante agitação. Por isso, não vale aquele truque de largar um tanto de titulante no início e depois começar a gotejar. O tempo ideal de uma titulação para determinação de compostos de caráter ácido é em torno de 20-30 segundos
  • Se o que determina o final da análise, ou seja, o ponto de viragem, é a coloração desenvolvida a partir de certo valor de pH, os olhos do analista devem estar fixos no erlenmeyer que contém o titulado, o tempo todo. Então, nada de ficar de olho na escala da vidraria porque voe já sabe mais ou menos quanto vai dar!!!!
  • Para a determinação de acidez de amostras de coloração rosa a avermelhada, o indicador azul de timol pode ser utilizado.