Foi publicada a 24ª edição do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMWW)

Por Alessandra Baroni
Foi publicada a 24ª edição do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMWW) em tradução literal: Métodos padrão para o exame de água e esgoto, é uma publicação da American Public Health Association, e que é uma famosa referência na área analítica ambiental. A American Public Health Association, uma organização profissional com sede em Washington, D.C., é formada por profissionais de saúde pública nos Estados Unidos. Mais conhecido apenas como Standard, o Guia teve sua primeira publicação em 1905. Desde aquela época, e através de 24 edições, os métodos incluíram centenas de técnicas analíticas para a determinação da qualidade da água. Essas técnicas foram desenvolvidas por vários pesquisadores da qualidade da água que foram membros do Comitê de Métodos Padrão Americano (SMC). Esse comitê, composto por mais de 500 pessoas, é responsável pela revisão e aprovação dos métodos a serem incluídos nos Métodos Padrão. Além disso, os membros do Comitê atuam em Grupos de Tarefas Conjuntos (JTGs), encarregados de revisar e aprovar seções específicas que vão sendo incluídas nos Métodos Padrão. As edições do livro foram utilizadas em diversos países desenvolvidos e emergentes, e a sociedade Americana de Saúde contribuiu positivamente para que toda a humanidade possa avançar no controle e combate de doenças transmissíveis pela água e esgoto. Na 24ª edição, mais de 90% dos métodos foram revisados para esclarecer procedimentos, atualizar nomenclatura e garantir consistência. A publicação apresenta quatro seções inteiramente novas fornecendo informações necessárias sobre a análise de toxinas biológicas, a determinação de peróxido de hidrogênio e ácidos peracéticos e a detecção de Naegleria fowleri. Esta edição também apresenta uma grande reorganização em três partes, facilitando o acesso aos métodos.
As atualizações para a nova 24ª edição incluem:
  • 10 métodos novos ou atualizados na Parte 7000 Radioatividade;
  • 11 métodos novos ou atualizados na Parte 4000 Constituintes Inorgânicos Não Metálicos;
  • 45 métodos novos ou atualizados na Parte 9000 Exame Microbiológico;
  •  4 novas seções (9750 Naegleria fowleri; 4500-H202 Peróxido de Hidrogênio; 4500-PAA Ácido Peracético; 10110 Análise de Toxina Algal: MC e NOD);
  • 82 métodos novos ou atualizados no total.
O Standart Methods for the Examination of Walter and Wasterwater está disponível para compra direta no site oficial do American Walter Works Associaton no link .
Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.