Campanha tem como objetivo imunizar profissionais que atuam no abastecimento de alimentos no país, reduzindo os riscos de interrupção dessas atividades durante a pandemia.
A partir do dia 25 de maio, será iniciada a campanha de vacinação contra gripe para servidores do Ministério da Agricultura, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das centrais de abastecimento (Ceasas).
⠀⠀⠀⠀⠀
A ação é uma iniciativa do governo e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os frigoríficos de carne suína e de frango.
⠀⠀⠀⠀⠀
Trabalhadores de frigoríficos também serão vacinados, conforme mapeamento da ABPA.
⠀⠀⠀⠀⠀
“(O objetivo é) imunizar o grupo de trabalhadores que atua no abastecimento de alimentos no país e, com isso, reduzir os riscos de internações e uma interrupção dessas atividades durante a pandemia do novo coronavírus”, disse em nota o Ministério da Agricultura.
⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo o governo, serão disponibilizadas 12 mil doses da vacina trivalente, doadas pela ABPA. Composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
⠀⠀⠀⠀⠀
“A vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém visa auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente ao diagnóstico de coronavírus.”
⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Etapas
⠀⠀⠀⠀⠀
Na primeira etapa, serão vacinados funcionários do Mapa e da Conab nas superintendências regionais da companhia nos estados. Em seguida, a campanha ocorrerá nas centrais de abastecimento em blocos, sendo iniciada pelos funcionários. Há previsão de imunização de atacadistas das Ceasas.
⠀⠀⠀⠀⠀
De 25 a 29 de maio, a campanha será realizada nas regiões Sul, Sudeste e no Distrito Federal. De 1º a 5 de junho, nas regiões Norte e Nordeste e nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte: G1
Link: https://bit.ly/3aTI0kd