Glúten: 8 ingredientes que você realmente não precisa se preocupar

 

Se você é como todo mundo, você provavelmente tem pelo menos duas reações quando você lê informações conflitantes sobre o status de glúten de certos ingredientes.

  • Um, você fica confuso.
  • Dois, você começa a pensar que o glúten está em toda parte e você precisa se preocupar com tudo. Isso não é bom para sua saúde.

Além disso, alguns ingredientes simplesmente nunca parecem sair das longas listas de “coisas para questionar”. É por isso que às vezes faz mais sentido explicar por que você não precisa se preocupar com certos ingredientes do que,  porque você pode ter que se preocupar com eles.

Aqui estão os principais ingredientes que você pode parar de se preocupar agora:

1 – Corante caramelo

Basicamente, ele é produzido pela caramelização de açúcares (sendo a glucose de milho o mais utilizado) ou pela síntese de amônia e sulfito em sua versão artificial.

Por isso não precisa se preocupar, pois o corante não é produzido de qualquer produto associado ao gluten.

2 – Ácido cítrico

O ácido cítrico é geralmente feito de milho, açúcar de beterraba ou melaço. Mas pode ser feito de trigo.  Neste caso ele é altamente processado e purificado. Os passos que levam a este ponto, removem  totalmente todas as proteínas do glúten.

3 –  Dextrose

A dextrose pode ser feita a partir de trigo mas assim como o ácido cítrico, a dextrose é um ingrediente altamente processado Independentemente de qual amido é usado e  o resultado final é livre de  glúten.Se você sabe que a dextrose é sem glúten, isso pode tornar mais fácil lembrar que a dextrina pode conter glúten. Dextrina é livre de glúten quando é feito de milho, batata, araruta, arroz ou tapioca. Em raros casos, a dextrina é feita de trigo e não é processada até o ponto onde as proteínas de glúten são removidas. Mas nesses casos, “trigo” aparecerá no rótulo.

4 –  Maltodextrina

Ela pode ser feita a partir de uma variedade de amidos, incluindo milho, batata, arroz ou trigo. A fonte não importa porque a maltodextrina é um ingrediente tão altamente processado que a proteína é removida, tornando-o sem glúten. Se o trigo é usado para fazer maltodextrina, “trigo” aparecerá no rótulo. Este é o quarto ingrediente desta lista que é tão altamente processado e que têm as  proteínas de glúten removidas.

5  – Mono e diglicerideos

Mono e diglicerideos são gorduras. Perguntas sobre mono e diglicerideos surgiram  por causa da suspeita de que o trigo poderia ser usado com eles como um veículo. Não está claro o que causou essa suspeita e até agora não houve evidências concretas  de que este é o caso. Não há evidências de casos de mono e diglicerideos alguma vez estar conectado com glúten.

6 – Especiarias

As especiarias costumam ser as mesmas que os temperos, que podem conter glúten. No entanto, são duas coisas diferentes. Mas temperos não são bem definidos. Alguns são sem glúten; outros não. Você deve ser capaz de distinguir entre especiarias e temperos o que torna muito mais a identificação  de ingredientes nos rótulos.

7 – Vinagre destilado

Há muito tempo alguém sugeriu que o vinagre destilado de trigo ainda pode conter proteínas de glúten. Como os cientistas sempre disseram, essa preocupação não é apenas boba, mas também não é possível no mundo real. A proteína do glúten é muito pesada para se vaporizar e acabar no destilado. Se você acha que o vinagre destilado causa problemas, evite-o.

8 – Xarope de glicose

O xarope de glicose é normalmente feito de milho ou trigo (que é usado com mais frequência na Europa).O xarope de glicose é outro ingrediente altamente processado e o processamento remove a proteína prejudicial do glúten.

Nenhuma dessas informações deve parecer casual sobre a importância de se evitar o glúten. Elas se destinam a esclarecer algumas dúvidas e ajudá-lo a avaliar os alimentos que você come.

Saiba como fazer a escolha de alimentos seguros

Adaptado de: https://www.glutenfreeliving.com

 

Search

Artigos Relacionadas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.