IA na segurança dos alimentos
Os crescentes desafios causados pelas mudanças climáticas têm colocado plantações em riscos. Por isso, os impactos desse aumento estão afetando a produção agrícola e elevando os preços das commodities. Além disso, essas mudanças estão ameaçando cada vez mais o fornecimento para cadeias de suprimentos.
Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) tem se consolidado como uma aliada estratégica da indústria de alimentos. No entanto, existem críticas ao uso da IA em razão do seu elevado consumo energético, o que contribui para as mudanças climáticas. Apesar disso, a tecnologia tem se mostrado eficaz no fortalecimento das cadeias de suprimento, na otimização de sistemas produtivos e na antecipação de riscos.
Uso da IA na prática
As ferramentas baseadas em IA estão sendo adotadas na prática por diversas grandes empresas. O uso dessas ferramentas de tecnologia para avaliação de riscos na cadeia de suprimentos é uma das aplicações mais promissoras para suporte na indústria de alimentos. Outro ponto de destaque é a capacidade da IA em indicar a necessidade de relocalização de determinadas culturas agrícolas. Ademais, entre os principais benefícios da IA estão a visibilidade em tempo real das vulnerabilidades da cadeia alimentar, previsões de médio e longo prazo, e o suporte à tomada de decisão por parte de governos e indústrias.
Desse modo, em um cenário global cada vez mais instável, o uso da IA na segurança dos alimentos se apresenta como forte aliada.
Para acessar a notícia completa clique aqui.
Fonte da imagem: Freepik