Mais de 350 pessoas doentes em surto de E. coli na Alemanha
A Alemanha enfrenta um surto contínuo da bactéria Escherichia coli (E. coli O45) que já afetou mais de 350 pessoas. Diante disso, as autoridades de saúde ainda estão lutando para identificar a fonte da contaminação. Sendo assim, o surto, que começou em meados de agosto, tem seu foco nas regiões norte e oeste do país, com a maioria dos casos confirmados concentrada no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
Sobre o caso
Ao todo há 351 casos que podem estar relacionados ao surtos, sendo que desses:
- 183: Casos foram confirmados;
- 48: Casos de Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU);
- 8: Casos prováveis;
- 160: Casos possíveis;
- Dois casos confirmados de óbitos (uma das vítimas com idade entre 5 a 10 anos com SHU e a outra com idade entre 70 e 80 anos). Além disso, existe também um caso provável, sendo uma paciente com idade superior a 90 anos com SHU que também morreu.
Investigações
O Instituto Robert Koch (RKI) está conduzindo investigações intensivas para determinar a origem da infecção, que incluem entrevistas com pacientes e pais, um estudo de caso-controle e a análise de recibos de compras. Entretanto, até o momento, as autoridades não identificaram nenhum produto alimentício específico como fonte da contaminação. Ademais, o incidente atual é o maior surto de E. coli na Alemanha desde o surto de E. coli O104 em 2011, que foi associado ao consumo de brotos de feno-grego e resultou em 4.075 casos, 908 casos de SHU e 50 mortes em 16 países.
Fonte da imagem: Freepik.