Molho de tomate recolhido por risco de botulismo
Um alerta urgente de saúde foi emitido nos Estados Unidos, resultando no recall de três tipos de molho de tomate para massas devido ao potencial risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum. Assim, essa bactéria é responsável pelo botulismo, uma intoxicação alimentar potencialmente fatal.
Detalhes do recall
A empresa First and Last Bakery, LLC, realizou o recall de três molhos de tomate por possível presença da bactéria. Diante disso, a ação foi motivada pela constatação de que os produtos foram fabricados sem um cronograma de processamento aprovado, o que significa que o processo de produção não foi adequadamente avaliado para prevenir a formação da toxina botulínica. Desse modo, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA confirmou que a falha no processamento adequado de alimentos enlatados acidificados ou de baixa acidez pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento da bactéria Clostridium botulinum.
Os produtos afetados incluem potes de 26 onças (aproximadamente 737 mL). Os molhos são First and Last Original Marinara Sauce Tomato and Basil, Meat Flavoured Traditional Pasta Sauce e Mildly Hot and Spicy Puttanesca Sauce. Além disso, a distribuição de todos os produtos afetados começou em 22 de setembro de 2025, e eles têm validade até 26 de setembro.
O risco de botulismo
O botulismo é uma doença grave causada pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica essas toxinas como algumas das substâncias mais letais conhecidas, pois têm a capacidade de bloquear funções nervosas, podendo levar à paralisia respiratória e muscular. Embora ninguém tenha adoecido até o momento em relação a este recall, as autoridades consideram o risco alto.
Para acessar a lista de produtos afetados, clique aqui.
Fonte da imagem: Freepik.