Novas Diretrizes Alimentares dos EUA revê recomendações sobre gorduras saturadas
Segundo o Secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., as Diretrizes Alimentares para Americanos de 2025-2030 serão divulgadas em dezembro. Diante disso, o lançamento dessas diretrizes tem potencial para gerar um debate acirrado, especialmente em torno da recomendação sobre gorduras saturadas.
O Secretário indicou que as novas diretrizes devem romper com as recomendações anteriores, que por 45 anos defenderam a limitação da ingestão de gordura saturada para prevenir doenças cardiovasculares. Desse modo, a nova abordagem proposta é chamada de “bom senso”. Com isso, enfatiza o consumo de gorduras saturadas, laticínios, carne de boa qualidade, carne fresca e vegetais.
Essas diretrizes são um trabalho conjunto do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) e do USDA. Com isso, o comitê consultivo, formado por especialistas, recomenda limitar o consumo de gordura saturada a menos de 10% das calorias diárias, sugerindo a substituição por gordura insaturada particularmente poli-insaturada, de preferência de origem vegetal.
Além disso, o Secretário classificou os limites para gorduras saturadas como “antiquados” e prometeu que as novas diretrizes “mudarão a cultura alimentar neste país”, visando reduzir a crise de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Fonte da imagem: Freepik.