Operação Baco: Apreensão de bebidas alcoólicas falsificada e adulteradas em MG
A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou a Operação Baco com o objetivo de combater a venda de bebidas alcoólicas falsificadas e adulteradas que representam um grave risco à saúde pública. Desse modo, a ação resultou na apreensão de diversos produtos comercializados de forma irregular em estabelecimentos na cidade de Itabira, na Região Central do estado.
A operação, focou na fiscalização de diversos comércios. Com isso, durante as vistorias, as equipes identificaram e apreenderam produtos com fortes indícios de falsificação e adulteração. Ademais, muitos deles estavam sem identificação de origem ou sem menção à autorização de produção pelos órgãos competentes.
Sobre a apreensão
A Operação Baco retirou de circulação um volume significativo de bebidas irregulares, que seriam destinadas ao consumo da população. O material apreendido inclui:
- 38 garrafas de dois litros;
- Oito garrafas de um litro;
- Um garrafão de cinco litros;
- Duas bombonas de 50 litros e 20 litros.
Investigação
Durante a operação, a Polícia Civil identificou um homem suspeito de ser o fornecedor de parte das bebidas apreendidas. A polícia foi até a casa do suspeito, mas não o encontrou. Entretanto, o irmão do suspeito confirmou a denúncia e permitiu a entrada dos agentes, o que resultou na apreensão de uma bombona.
Dessa forma, os materiais apreendidos serão agora encaminhados para análise pericial para confirmar a natureza da adulteração e falsificação. Um inquérito policial foi instaurado para apurar a conduta dos suspeitos envolvidos no esquema de produção e distribuição dessas bebidas irregulares.
A ação da Polícia Civil visa proteger a saúde dos cidadãos, retirando de circulação produtos que não atendem aos padrões de segurança e qualidade exigidos pela legislação.
Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.