Operação dose limpa do Mapa combate o comércio de bebidas clandestinas e falsificadas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) conduziu a segunda etapa da Operação Dose Limpa nos dias 4 e 5 de dezembro. Diante disso, objetivo foi fiscalizar e combater a adulteração e o comércio ilegal de bebidas alcoólicas. Dessa forma, a ação se concentrou na Serra da Ibiapaba e em Fortaleza, no Ceará, visando estabelecimentos suspeitos de produzir bebidas sem registro no Mapa ou de comercializar produtos falsificados, como gin, cachaça, vodka, cajuína e licor.
Resultados da operação
A segunda fase da operação resultou na apreensão de 21.230,25 litros de bebidas alcoólicas irregulares. Além disso, 5.000,2 litros de produtos foram destruídos por serem considerados impróprios para o consumo humano. A primeira etapa da operação, denominada Dose Limpa I, ocorreu em outubro e focou no combate ao uso de metanol, uma substância altamente tóxica, e à produção clandestina. Naquela ocasião, os fiscais apreenderam 216 mil litros de bebidas irregulares. Incluindo cachaça, vodka, gin, whisky e conhaque, fabricadas em locais sem registro ou em condições sanitárias inadequadas. Ademais, os agentes também recolheram insumos utilizados na falsificação, como corantes, rótulos e álcool.
Impacto e importância
Com isso, somando as duas etapas, a Operação Dose Limpa apreendeu um total de mais de 237 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares. A ação foi coordenada pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no Ceará e contou com a atuação integrada de diversos órgãos, incluindo a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a Vigilância Sanitária do Ceará (Visa-CE), a Polícia Civil e a Polícia Militar. Ademais, o principal objetivo da operação é proteger a saúde da população e a segurança do consumidor, além de combater as práticas ilegais que prejudicam o mercado formal de bebidas. Sendo assim, o Mapa reitera a obrigatoriedade de registro no Ministério para a produção e comercialização legal de todas as bebidas alcoólicas, incluindo as artesanais.
Para saber mais acesse o site do Mapa.
Fonte da imagem: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)