Padrões alimentares Salvam Vidas

Mas o que são esses padrões alimentares?

Uma tradução livre: Keli Lima Neves

O Guia elaborado pela FAO, para orientação sobre o dia mundial da Segurança dos Alimentos para 2023 traz a seguinte informação:

Quando você come, como você sabe que sua comida é segura?

Você provavelmente já lavou as mãos, limpou os utensílios de cozinha e cozinhou a comida na temperatura certa, todas são boas práticas de segurança dos alimentos. Você provavelmente já leu os rótulos das embalagens de alimentos para ver quais ingredientes o produto contém ou como cozinhá-lo. E talvez sem perceber, você confiou em todos os envolvidos no cultivo, processamento, embalagem, distribuição e preparo de sua comida para que você possa apreciá-la sem adoecer. Seu alimento é seguro e sua confiança justificada porque as pessoas envolvidas na produção de seu alimento – seja perto de sua casa ou do outro lado do mundo – seguiram práticas de segurança dos alimentos estabelecidas, que estão disponíveis de forma transparente. 

 

As normas (padrões) alimentares são uma forma de garantir a segurança e a qualidade. Eles fornecem orientação sobre a proteção higiênica de alimentos para produtores e indústria (manipuladores de alimentos). Eles definem os níveis máximos de aditivos, contaminantes, resíduos de pesticidas e medicamentos veterinários que podem ser consumidos com segurança por todos. Além disso, as normas especificam como os alimentos devem ser medidos, embalados e transportados para mantê-los seguros. Graças à aplicação de padrões sobre itens como nutrição e rotulagem de alérgenos, os consumidores podem saber se o alimento será bom para eles ou não. 

 

A maioria dos governos e organizações adotam e aplicam padrões alimentares baseados em avaliações científicas de risco, abrangendo perigos de natureza biológica, química e física. Os padrões podem ser desenvolvidos por governos ou organizações individuais, ou por órgãos normativos regionais ou intergovernamentais. Um desses órgãos internacionais de definição de padrões de qualidade e segurança dos alimentos é a Comissão do Codex Alimentarius, ou Codex. O Codex é o local onde representantes de 188 países membros e 1 organização membro (a União Europeia) trabalham juntos para garantir que os alimentos sejam seguros. 

Use o guia  da FAO. Deixamos aqui a versão traduzida para você!

 
 
Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.