Pesquisa mostra preocupação com segurança dos alimentos na Índia
Foi realizada uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) entre os meses de janeiro e fevereiro que contou com mais de mil participantes da Índia. Assim, foi constatado que 84% dos consumidores estavam extremamente ou muito preocupados com a segurança dos alimentos.
Diante disso, as preocupações com a segurança dos alimentos, valor nutricional, processamento de alimentos e uso de pesticidas superaram as considerações de custo. Dessa forma, mais de três quartos dos participantes estavam preocupados com o uso de pesticidas e mais da metade com a rastreabilidade dos alimentos.
A PwC sugere que as marcas devem responder com transparência através de rotulagem clara, certificações credíveis e comunicação eficaz dos benefícios dos seus produtos. Com isso, empresas estão atualizando suas embalagens com códigos QR que fornecem acesso a relatórios de laboratórios de testes, mostrando que os produtos estão livres de pesticidas.
Além disso, quase dois terços dos entrevistados se mostraram preocupados com os custos dos alimentos e em razão disso adaptaram seus hábitos a fim de economizar. Ademais, ainda segundo a PwC os consumidores estão priorizando nutrição, acessibilidade e sustentabilidade, adotando produtos locais, plataformas digitais de supermercado e tecnologias de bem-estar.
Em agosto, a Food Safety and Standards Authority of India (FSSAI) solicitou que as empresas de alimentos exibissem seu certificado de licença/registro FSSAI com o código QR do aplicativo Food Safety Connect em área visíveis aos clientes. Desse modo, com esse aplicativo é possível que os consumidores registrem reclamações sobre segurança e higiene dos alimentos. Além disso, é possível denunciar alegações enganosas sobre produtos além de acessar informações sobre iniciativas e alertas de segurança dos alimentos da FSSAI.
Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.