Problemas de segurança e higiene encontrados em fábricas de fórmula infantil da ByHeart
A empresa ByHeart Inc., que recentemente realizou um recall de sua fórmula infantil devido a um surto de botulismo infantil. Diante disso, após fiscalização, inspetores federais encontraram problemas na segurança. Ademais, um relatório do New York Times revelou que a empresa chegou a fechar uma de suas fábricas este ano após a detecção de problemas.
Vínculo com o surto de botulismo infantil
A empresa está envolvida em um surto de botulismo infantil que adoeceu 15 bebês, todos alimentados com a fórmula da marca. Dessa forma, uma amostra da fórmula coletada na casa de um paciente na Califórnia testou positivo para a mesma cepa de botulismo que está causando as doenças.
A Dra. Erica Pan, principal oficial de saúde pública da Califórnia, notou um aumento nos casos de botulismo infantil a partir de agosto. Ademais, ainda segundo ela, dos 84 bebês que estavam com a doença, cerca de 36 consumiram fórmula, incluindo os 15 que ingeriram a ByHeart.
Violações de segurança e higiene
Os problemas nas instalações da ByHeart não são recentes. Em 2023, a FDA já havia enviado uma carta de advertência à empresa após encontrar “sérias” violações de segurança dos alimentos em uma de suas unidades. Além disso, um relatório de inspeção de dezembro de 2023 na fábrica da ByHeart na Pensilvânia revelou problemas graves, incluindo:
- Infraestrutura comprometida: Vazamento no telhado da fábrica.
- Contaminação por pragas: Observação de moscas e mais de 2.500 insetos mortos em uma área de produção de fórmula
- Falha no controle de processo: A fábrica violou suas próprias regras de manutenção de temperatura necessárias para eliminar bactérias da fórmula antes do envio.
Atualmente, a FDA está investigando as instalações da ByHeart em Allerton, Iowa, Portland e Oregon, que produziram a fórmula recolhida, buscando determinar a ligação entre os centros de processamento e os pacientes afetados pelo surto.
Fonte da imagem: Freepik.