Recall de croquetes “Brazilian Taste” por alérgeno não declarado
O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) emitiu um alerta de saúde pública de Classe I, o mais alto, indicando alta probabilidade de consequências adversas à saúde, para o recall de aproximadamente 4.120 libras (cerca de 1.868 kg) de croquetes congelados de frango e carne bovina da marca “Brazilian Taste”. Diante disso, o motivo do recall é a rotulagem incorreta e a presença de um alérgeno não declarado: o gergelim.
Detalhes do recall
A empresa Brazilian Taste, sediada em Lexington, Carolina do Sul, iniciou o recall. Desse modo, a presença de gergelim não estava declarada nos rótulos dos produtos, representando um risco sério para pessoas com alergia ao ingrediente.
Ademais, o problema foi descoberto quando a Food and Drug Administration (FDA) notificou o FSIS de que a farinha de rosca usado na produção continha gergelim, que não havia sido listado nos rótulos dos produtos regulamentados pelo FSIS.
Produtos afetados
Os produtos afetados foram produzidos entre 4 de março de 2025 e 19 de agosto de 2025 (croquetes de frango) e em 2 de junho de 2025 (croquetes de carne bovina). Eles foram distribuídos para varejistas nos estados de Connecticut, Geórgia, Massachusetts, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Texas, além de vendas online em todo o país.
- Pacote de plástico de 500g contendo 5 croquetes de frango “SAINT COXINHA XL”. Com datas de validade impressas no verso, variando de “11/04/2025” a “19/04/2026”.
- Pacote de plástico de 448g (15,8 oz) contendo 15 croquetes de frango “SAINT COXINHA”. Com datas de validade impressas no verso, variando de “11/04/2025” a “19/04/2026”.
- Pacotes de plástico de 388 g (13,7 oz) contendo 13 unidades de “SAINT COXINHA GROUND BEEF CROQUETTE RISOLE DE CARNE”. Com data de validade “02/02/2026” impressa no verso da embalagem.
Além disso, todos os produtos recolhidos possuem o número de estabelecimento “P-45640” ou “Est. 45640” dentro do selo de inspeção do USDA.
Risco à saúde e recomendações
Embora não haja relatos confirmados de reações adversas até o momento, o FSIS classifica este recall como Classe I devido ao risco potencial de reações alérgicas graves, que podem ser fatais. Ademais, o gergelim é um alérgeno alimentar conhecido, e sua omissão no rótulo coloca em risco a saúde dos consumidores alérgicos.
Portanto, o FSIS recomenda que os consumidores que adquiriram esses produtos não os consumam. Sendo assim, o consumidor deve descartar os itens imediatamente ou devolvê-los ao local de compra.
Para acessar o comunicado clique aqui.
Fonte da notícia: Freepik.