Recolhimento de mais de 41 toneladas de alimentos em escolas dos EUA por risco de Listeriose

Recolhimento de mais de 41 toneladas de alimentos em escolas dos EUA por risco de Listeriose

Recolhimento de mais de 41 toneladas de alimentos em escolas dos EUA por risco de Listeriose

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos anunciou o recolhimento de aproximadamente 41,5 toneladas de burritos e wraps de café da manhã que foram distribuídos em escolas públicas e outras instituições alimentares federais do país. Desse modo, a medida foi tomada após a detecção da bactéria Listeria monocytogenes em um dos ingredientes usado na fabricação dos produtos.

Detalhes do recolhimento

Dainte disso, os produtos recolhidos foram fabricados pela empresa M. C. I. Foods, Inc., sediada em Santa Fe Springs, Califórnia. Dessa forma, o recolhimento abrange burritos e wraps prontos para consumo (ready-to-eat), produzidos entre 17 de setembro e 14 de outubro de 2025. Ademais, os consumidores podem identificar os itens afetados pelos números de estabelecimento “EST. 1162A” ou “P-5890A” impressos dentro do selo de inspeção do USDA. As marcas envolvidas são Los Cabos, El Más Fino e Midamar.

Além disso, a empresa M.C.I. Foods, Inc. disponibilizou o telefone 1-888-345-5364 para esclarecimentos aos consumidores.

Risco da Listeria monocytogenes

A Listeria monocytogenes é uma bactéria que pode causar listeriose, uma infecção grave e potencialmente fatal, especialmente perigosa para grupos vulneráveis como gestantes, recém-nascidos, idosos e indivíduos com sistema imunológico comprometido. Com isso, os sintomas da listeriose incluem febre, diarreia, fadiga e dores musculares. Em casos mais severos, a infecção pode levar a complicações neurológicas e problemas durante a gestação. Nos Estados Unidos, a listeriose é responsável por cerca de 260 mortes anuais.

 

Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik. 

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.