A publicação de um RTIQ é sempre muito importante para os produtores de alimentos, porque traz as diretrizes para padronizar produção, rotulagem e comercialização, melhorando questões como concorrência e principalmente padronização para os consumidores!
RTIQ de Composto Lácteo
No dia 28/08/2024 foi publicado o RTIQ PORTARIA SDA/MAPA Nº 1.170, DE 26 DE AGOSTO DE 2024 que fixa os padrões de identidade e qualidade do composto lácteo, destinado ao consumo humano.
Agora os padrões pra produção estão bem definidos, deixando claro o que pode ser utilizado, quais as análises devem ser consideradas para avaliar qualidade e segurança do produto, bem como questões específicas sobre rotulagem que podem alterar de acordo com a composição.
Destacamos que de acordo com Art. 14. No composto lácteo deve constar, no painel principal do rótulo, logo abaixo do nome do produto, em caracteres uniforme em corpo e cor, sem intercalação de dizeres ou desenhos, com uso de letras em caixa altas e em negrito a expressão “COMPOSTO LÁCTEO NÃO É LEITE EM PÓ” ou “ESTE PRODUTO NÃO É LEITE EM PÓ”.
O objetivo é que o consumidor não tenha dúvida na hora que está fazendo sua escola e não acabe levando composto lácteo pensando que é leite em pó!