Você sabe como conservar “marmitas”?

como conservar marmitas

por Clara Takayama Arbach
#falandocomconsumidor

 

 

Seja indo para a escola, faculdade ou trabalho, o hábito de levar almoço ou lanches preparados em casa é muito comum. A fim de evitar as doenças transmitidas por alimentos, separamos algumas informações que te ajudarão a saber como conservar marmitas e transportar suas refeições com mais segurança!

Caso tenha preparado sua comida no dia anterior, é importante armazená-las em geladeira (abaixo de 4°C) até a hora de sair de casa.

Faça o transporte em bolsa térmica com placas de gelo reutilizáveis para manter a temperatura fria. As placas de gelo também podem ser substituídas por uma caixinha de suco ou garrafa de água congeladas!

Você pode congelar suas marmitas previamente para conservá-la por mais tempo, mas fique atento, pois alguns alimentos podem ter seu sabor e textura alterados durante o descongelamento.

Se o seu local de estudos ou trabalho possuir geladeira, transfira imediatamente sua refeição para lá. Alguns alimentos não precisam de refrigeração, como por exemplo: frutas, queijos duros, carne e peixe enlatados e pães.

Se tiver preparado a comida no mesmo dia e precisar mantê-la quente, opte por marmitas de vidro, pois conservam melhor a temperatura. Antes de montar as marmitas, encha o recipiente de vidro com água quente e aguarde alguns minutos. Após aquecido, descarte a água, monte as marmitas e guarde em bolsa térmica. O ideal é que a temperatura do alimento seja mantida acima de 74°C.

Como é difícil manter os alimentos quentes sem uma fonte de calor durante muitas horas, é melhor cozinhar os alimentos com antecedência antes de sair de casa, resfriá-los e depois transportá-los frios.

Ao reaquecer suas refeições em forno ou micro-ondas, cubra-as para reter a umidade e aquecer uniformemente os alimentos

Caso utilize marmitas de vidro ou plástico, lave-os com água e sabão ao fim da refeição.

Por que você precisa tomar esses cuidados?

As bactérias crescem mais rapidamente entre 5° e 60° C. Nessa faixa de temperatura, conhecida como de “Zona de perigo”, as bactérias dobram de número em apenas 20 minutos.

Por isso, manter seu alimento em temperaturas que não favoreçam o crescimento microbiano, bem como manter seu alimento armazenado em recipiente apropriado que não permita uma contaminação, é fundamental para que você tenha uma refeição segura e evite situações de desconforto gastrointestinal ou outras doenças!

como conservar marmitas

Search

Artigos Relacionadas

Exemplos de APPCC para Carnes

Por: Keli Lima Neves Em todos os meus treinamentos sobre APPCC, sempre deixo claro que não há uma receita para construção do Sistema de APPCC.

Agenda ANVISA 2024-2025

Por: Keli Lima Neves Para você se preparar com os temas que serão trabalhados pela ANVISA em 2024 e que podem trazer alterações nas práticas

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.