Você tem autoconhecimento? Este exercício pode ajudar a descobrir

Aptidões como criatividade, colaboração, flexibilidade, pensamento crítico, capacidade de trabalhar sob pressão serão obrigatórias para evoluir na carreira daqui para frente. Pelo menos é isso que diz o relatório de março do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho.

No entanto, o desenvolvimentos de habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, está diretamente relacionado com o autoconhecimento. É preciso ter consciência sobre quem somos, o que fazemos e onde queremos chegar.

E esse é o tema da matéria de capa da revista VOCÊ S/A de agosto, que traz as cinco principais etapas para conhecer a si mesmo. Clique aqui para ler a matéria completa.

Para auxiliar nesse processo que pode ser transformador para você e para a sua carreira, propusemos um exercício para ajudar a identificar os principais pontos a serem trabalhados nesta jornada.

Reflita sobre as afirmações abaixo e, deixando o julgamento de lado, marque sim ou não de acordo com a percepção que tem de si mesmo. Peça a uma pessoa em quem confia e que considera que o conheça bem para também responder às questões com base na percepção que tem de você (e não dela mesma). Em seguida, compare os resultados.

Aproveite as discórdias para saber mais sobre a imagem e as impressões que vem transmitindo e detectar possíveis fontes de conflito (interno e no ambiente). Você deve usar as informações como ponto de partida para definir mudanças de comportamento e caminhos para desenvolver o autoconhecimento.

  1. Quando erro, sou capaz de reconhecer o erro?
  2. Tenho clareza sobre o que me faz feliz?
  3. Sei o que me faz bem e mal em meu ambiente de trabalho?
  4. Sou flexível e adaptável a mudanças?
  5. Tenho clareza sobre minhas metas pessoais e profissionais?
  6. Reconheço padrões em meu comportamento?
  7. Tenho consciência do impacto de minhas ações nos outros?
  8. Meus valores e crenças orientam minhas atitudes?
  9. Gosto de analisar a situação antes de tomar decisões?
  10. Me relaciono bem com a maioria das pessoas do trabalho?
  11. Sei quais são meus sabotadores de produtividade?
  12. Tenho dificuldade em pedir ajudar?

Fonte: Exame

Link: https://bit.ly/2krMBoQ