Accountability – Você sabe o que é? Quer se tornar um profissional accountable? Aguarde a novidade que a BRQuality está preparando.

Para  adiantar a informação publicamos a seguir um artigo muito interessante  cujo autor  Olavo J. Q. de Linhares, especialista no assunto, descreve as 4 etapas para se tornar um profissional com Accountability.

Alice, ao se deparar diante de uma encruzilhada, pergunta ao gato: “Qual caminho devo escolher”? O gato então lhe diz: “Depende. Onde você quer chegar?”. Alice responde: “Não sei, não importa”. O gato então explica taxativamente: “Então não importa que caminho tomar” – trecho do livro “Alice no país das maravilhas”.

Quando você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Muitos de nós sabemos que seguir qualquer caminho pode, infelizmente, resultar em caos e na necessidade de doloridos reparos. Portanto, saber qual caminho tomar realmente importa, principalmente se trouxermos esse contexto para o mundo corporativo.

Uma das maneiras mais efetivas para conseguir melhores resultados, seja nos negócios, na empresa ou em sua vida pessoal, é se tornando um profissional com Accountability.

Mas o que Accountable significa? Essencialmente é:

  • ter seus objetivos bem definidos;
  • se comprometer com eles; e
  • se responsabilizar pelas consequências.

O renomado dicionário americano Merrian-Webster define Accountability como: “A qualidade ou estado de ser responsável; uma obrigação ou disposição de aceitar responsabilidade ou dar conta de suas ações.” Todavia, os autores do livro The Oz principle (livro conhecido mundialmente como “a bíblia do Accountability”) vêem o Accountability como “A escolha pessoal de se elevar acima das circunstâncias e demonstrar a propriedade necessária para alcançar os resultados desejados“.

A definição dessa palavra, que não tem uma tradução exata para o português, é capaz de transformar o espectador em protagonista, fazendo com que cada indivíduo se responsabilize por suas atitudes e as consequências das mesmas, com ética, coletividade e sentimento de dono.

Como podemos então implementar esse conceito para maximizar resultados? Calma, daqui a pouco vamos chegar nas “4 etapas”, mas primeiro precisamos identificar os comportamentos que refletem a cultura do Accountability e os que não refletem essa cultura, mensurando-os. Esses comportamentos são classificados como “acima da linha” ou “abaixo da linha”.

Os comportamentos ou pensamentos “abaixo da linha” são geralmente negativos e totalmente contrários do Accountability. Eles são classificados em seis categorias básicas:

  1. Ignorar / negar;
  2. “Não é minha função”;
  3. “Deduração” (apontar o dedo);
  4. Confusão (só faço o que me pedem);
  5. Proteger-se (“tirar o seu da reta”); e
  6. Esperar para ver.

A tabela abaixo, de um estudo da Partners in Leadership (empresa especializada em Accountability), mostra, dentro de cada uma das seis categorias, várias das frases mais típicas do comportamento “abaixo da linha” e que são as desculpas mais ouvidas pelos gestores – observação, essas podem também ser desculpas que nos damos na esfera pessoal, que usamos para nos auto sabotar em situações que não atingimos um objetivo esperado:

Tabela 1: Frases “abaixo da linha”

Todos nós já devemos ter ouvido pelo menos algumas dessas frases. De fato, podemos até tê-las usado muitas vezes. Esses são ótimos exemplos de comportamentos que não devemos adotar, se quisermos ter a cultura do Accountability.

Os comportamentos e pensamentos de quem busca estar “acima da linha”, por outro lado, são utilizados quando escolhemos atitudes positivas frente às situações.

Se você deseja ser protagonista do seu meio e acelerar resultados pessoais, na carreira e na sua empresa, veja abaixo as 4 etapas para se tornar um profissional Accountable, pautadas nesse conceito de pensamento positivo, como previsto pelo The Oz principle:

Tabela 2: As 4 etapas para o Accountability

Em resumo, para se tornar um profissional com Accountability é preciso mudar da RECLAMAÇÃO para a AÇÃO. O que isso quer dizer? Fundamentalmente isso quer dizer assumir para si a responsabilidade. Qualquer situação que venhamos a reclamar em nossas vidas, seja na esfera pessoal ou profissional, cabe a nós mesmos tomar o caminho e as ações que resultarão na sua resolução.

O problema é que muitos travam justamente no momento de maior desconforto ou dificuldade. Ao invés de enfrentarem a dificuldade e lidarem com o desconforto provocado tentando chegar à solução, muitos preferem afastar-se para, basicamente, se enterrarem na areia.

Se tornar Accountable, por outro lado, requer exatamente o contrário. Uma das etapas fundamentais do Accountability é aceitar o risco de “tocar nas feridas” – ou seja, se aproximando e, na verdade, encarando aquilo que pode parecer muito difícil ou até mesmo doloroso para enfrentar.

Já dizia minha mãe, com o sábio ditado popular: “o que arde, cura”. Para atingir o Accountability, seja no lado pessoal ou corporativo, nós temos que tocar as feridas que machucam nosso sucesso e atrapalham a maximixação dos resultados.

A grande questão está na definição dos objetivos e quais ações a serem tomadas. Aqui é onde as pessoas geralmente travam. Definir as metas desejadas, objetivos ou mesmo os resultados esperados, sejam eles pessoais ou corporativos, é o melhor caminho para atingir total clareza e evitar o temido pensamento de que “qualquer caminho serve”.

Tendo os problemas identificados e os objetivos definidos, você pode então usar as 4 etapas para estar “acima da linha” respondendo a qualquer questão que surgir.

Cada situação pode ser vista dessa maneira:

  • vendo e assumindo os problemas;
  • buscando os meios para resolvê-los;
  • colocando as soluções em prática; e, então
  • colhendo os resultados.

O mesmo aplica-se também para o ambiente corporativo: as metas e objetivos precisam estar claramente definidas e divulgadas para que os profissionais possam buscar atingi-las plenamente.

Cada um de nós precisa saber para onde quer ir. Esse precisa ser o ponto de partida para as 4 etapas. Parafraseando Danton Vellozo, CEO da DOOR International Brasil: “Entre o Querer e o Poder, existe uma distância. O caminho que os une se chama Accountability“.

Autor: Olavo J. Q. de Linhares https://www.linkedin.com/pulse/4-etapas-para-se-tornar-um-profissional-com-cultura-q-de-linhares/

Em 11/04/2018