Mudança nos consumidores pressiona indústria de laticínios por práticas sustentáveis

Mudança nos consumidores pressiona indústria de laticínios por práticas sustentáveis

Mudança nos consumidores pressiona indústria de laticínios por práticas sustentáveis

A sustentabilidade está se tornando um elemento central para a transformação da indústria alimentícia. Dessa forma, as preocupações com mudanças climáticas, o esgotamento de recursos e a demanda por práticas produtivas mais responsáveis impulsionam esse comportamento.. No Brasil, após a pandemia de Covid-19, os consumidores passaram a ficar ainda mais atentos a essa questão, priorizando produtos com pegada ambiental reduzida, sem abrir mão de sabor, qualidade e preço acessível. 

O que isso influencia no setor lácteo?

No setor lácteo, os desafios são complexos, a produção de leite exige grande consumo de água e energia, além de contribuir com emissões expressivas de gases de efeito estufa e implica questões de bem-estar animal. Além disso, a crescente popularidade das bebidas vegetais pressionou a indústria de laticínios a repensar seu posicionamento. Assim, foram impulsionadas iniciativas sustentáveis, como certificações ambientais, maior eficiência produtiva e combate ao desperdício na cadeia do leite. 

Falta de conhecimento 

Um dos maiores obstáculos ao avanço dos laticínios sustentáveis é a falta de conhecimento do consumidor sobre esses produtos. Devido a isso, muitos não compreendem o valor ambiental e social agregado, associando-os automaticamente a preços mais altos. Ademais, a ausência de informações claras e certificações confiáveis também alimenta o ceticismo, reduzindo a confiança e a adoção do consumo desses produtos. 

Outro grande obstáculo está na rotulagem, mesmo para os consumidores que estão dispostos a adotar práticas de consumo consciente, existe uma dificuldade para reconhecer produtos sustentáveis. Isso se dá pela falta de padronização e de selos reconhecidos. 

Rotulagem e certificação como ferramenta estratégica

A rotulagem surge nesse cenário como uma ferramenta estratégica para mudar esse quadro. Com isso,  selos reconhecidos e auditáveis podem servir para diferenciar e facilitar a identificação desses produtos facilitando sua comercialização. Ademais, para valorizar os laticínios sustentáveis no Brasil, a adoção de um modelo estruturado de rotulagem informativa, aliada a selos e certificações reconhecidas, é apontada como estratégia central.

Embalagens com informações claras sobre a origem do leite, práticas produtivas e compromissos ambientais ajudam a educar o consumidor e gerar confiança. Além disso, recursos como QR codes ampliam essa transparência, mas ainda são pouco explorados como ferramentas de marketing sustentável. Dessa forma, integrar essas ações representa uma mudança de paradigma na comunicação entre indústria e consumidor, promovendo um mercado mais responsável, competitivo e alinhado às novas demandas de consumo consciente.

Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.

A BRQuality é uma empresa focada em desenvolver soluções criativas junto aos seus clientes, oferecendo treinamentos e consultorias personalizados, desmistificando e descomplicando o que parece difícil, deixando as equipes preparadas para dar continuidade nos programas e entender sua interação na cadeia de alimentos de forma responsável.