Surto de Salmonella associado a ração para cães no Canadá
Segundo a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, 27 pessoas foram infectadas com Salmonella. Diante disso, a maioria dos doentes vivem em Alberta e na Colúmbia Britânica. Ademais, segundo a agência, a provável fonte de contaminação é ração e petiscos para cães. Com isso, as pessoas podem ficar doentes pelo contato com um cão, mesmo que o animal aparentemente esteja saudável, ou manuseio do alimento.
Autoridades afirmam que provavelmente muitos outros doentes não entraram na contagem oficial de pacientes do surto. Esse fato acontece pois muitas pessoas acabam não procurando atendimento médico. Além disso, outras não são testadas especificamente para infecção por Salmonella. Segundo estatísticas, para cada um dos pacientes confirmados de infecção causada por Salmonella, outros 29 não são identificados.
Infecção por Salmonella
Quando essa bactéria contamina os alimentos, eles geralmente não apresentam aparência, cheiro ou sabor de estragado. Dessa forma, qualquer pessoa pode ficar doente devido a infecção por esse microrganismo. No entanto, indivíduos do grupo de risco como bebês, crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido correm maiores riscos.
Os sintomas da infecção por Salmonella incluem: diarreia, cólicas abdominais e febre, dentro de 12 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado.
Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.