Surto de Listeria em restaurante da Suécia
Um recente surto de infecções por Listeria monocytogenes na Suécia, especificamente na região de Estocolmo, acendeu um alerta sobre a importância da segurança dos alimentos em estabelecimentos. Dessa forma, cerca de 20 indivíduos foram hospitalizados com suspeita de listeriose e dez casos foram confirmados como resultado do consumo de alimentos em um restaurante na capital sueca.
Diante disso, autoridades de controle de infecções de Estocolmo identificaram um restaurante no centro da cidade, Coco & Carmen, como o provável epicentro do surto. Inicialmente, o período de risco foi delimitado entre 25 e 27 de setembro, mas posteriormente foi estendido para incluir os dias 23 e 24 do mesmo mês. Ademais, cerca de 450 clientes frequentaram o local nesses dias, e aproximadamente 130 buscaram atendimento hospitalar devido a sintomas variados.
Com isso, em resposta à situação, o restaurante optou por fechar temporariamente suas portas e iniciou uma investigação interna para identificar a fonte da contaminação. A gerência do estabelecimento afirmou manter altos padrões de higiene e exigir o mesmo de seus fornecedores, além de colaborar plenamente com as autoridades sanitárias. A reabertura está condicionada à identificação e correção do problema.
Sobre a Listeriose
A Listeria monocytogenes é uma bactéria que pode contaminar alimentos e causar a listeriose, uma infecção séria e, em alguns casos, fatal. Ademais, alimentos contaminados com essa bactéria podem não apresentar aparência, cheiro ou sabor de estragados, mas mesmo assim podem causar a doença. Os sintomas da listeriose podem variar e incluem febre persistente, náuseas, vômitos, dores musculares, dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço.
Resposta das autoridades
A Agência de Saúde Pública da Suécia (Folkhälsomyndigheten) e a Agência Sueca de Alimentos (Livsmedelsverket) estão investigando para identificar a origem da contaminação.
Diante disso, este surto de Listeria em restaurante da Suécia serve como um lembrete crítico da vigilância constante necessária na indústria alimentícia para proteger a segurança dos alimentos e consequentemente a saúde pública.
Fonte da notícia
Fonte da imagem: Freepik.